ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa lidera setor de biologia molecular no Grupo Solim

Além de ser responsável pelo setor, a biomédica Rafaela Windy, formada em biomedicina pela Unit, foi aprovada em doutorado.

às 12h48
Compartilhe:

A biomédica Rafaela Windy é uma das egressas de sucesso da Universidade Tiradentes (Unit). Formada em 2018, ela conheceu o curso na Feira do Vestibular – Feivest – e se apaixonou. Participou de Iniciação Científica, estágios e projetos de extensão. No final do ano passado ela foi aprovada no doutorado do Programa de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Sergipe, além de ser responsável pelo setor de biologia molecular do Grupo Solim.

“Escolher biomedicina não foi a minha primeira opção. Eu sabia que queria área da saúde, mas não sabia qual curso. Até o dia do Feivest, foi lá que conheci a biomedicina e me apaixonei, vi que poderia escolher diferentes áreas de atuação. Também conheci a estrutura da Unit e vi que era a universidade mais completa para fazer o curso”, conta.

“Além de achar excelentes os laboratórios que visitei, a escolha da Unit também foi por causa das possibilidades de estágio, principalmente do Unit Lab. Já que nenhuma outra instituição tinha um laboratório-escola”, acrescenta Rafaela.

Durante a graduação, ela aproveitou todas as oportunidades que a Unit oferecia. “Realizei Iniciação Científica, também participei de inúmeros projetos de extensão (como monitora e participante), submeti resumos científicos em jornadas e congressos, e ainda no quarto período realizei estágio extracurricular no Unit Lab”, relembra.

“A graduação também possibilitou eu ser selecionada para cursos de verão e inverno em várias universidades federais do Brasil. Fiz cursos na USP, Unifesp, UFMG, UFG e Fiocruz/MG. Através desses cursos, me despertou o interesse na área de biologia molecular, com a qual trabalho atualmente”, 

Conquista

Com a experiência adquirida por Rafaela nos cursos e nos estágios, ela conquistou uma vaga no Grupo Solim. “Durante a pandemia o grupo abriu o setor de biologia molecular para realizar inicialmente testes de Covid-19 e eu fui selecionada para ocupar a vaga de biomédica. Posteriormente, introduzimos vários outros testes como HPV, Painel de IST’s e outros”, 

“Em fevereiro visitei a Thermo Fisher e o Hospital Albert Einstein para realizar tanto atualização de metodologia em RT-PCR quanto para realizar treinamentos técnicos que vão ajudar na implantação de mais testes diagnósticos e oferecer um maior painel de exames que vai beneficiar a população em tempo de entrega dos resultados e preço. A experiência foi única, conheci profissionais excelentes com um grande conhecimento técnico”,

Em 2022, ela foi selecionada para o doutorado na UFS, no programa de Ciências da Saúde, com área de concentração em doenças infecciosas e parasitárias. Estudar na Unit me ajudou muito. A possibilidade de estagiar já no 4º período, as oportunidades para realizar cursos, Iniciação Científica e publicar trabalhos, só agregaram ao meu currículo e me ajudaram a alcançar lugares de destaque”, conclui.

 

Leia também: O que faz e onde atua um biomédico?

Compartilhe: