ESTUDE NA UNIT
MENU

O que mudou na relação entre o consumidor e a tecnologia?

A inteligência artificial está mudando a forma como os consumidores interagem com os produtos e serviços de tecnologia.

às 13h21
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Desde a popularização do computador, o surgimento da internet e da criação do primeiro smartphone, a tecnologia alcançou espaços antes inimagináveis. Cada vez mais forte e relevante na atualidade, a relação com a tecnologia mudou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços, facilitando o acesso a informações e possibilitando novas formas de interação entre empresas e consumidores.

“Esse comportamento é uma resposta dos fabricantes às demandas dos consumidores por produtos mais inteligentes e conectados. Com a crescente popularidade e disponibilidade de tecnologias de inteligência artificial, os clientes estão cada vez mais buscando produtos que ofereçam recursos, como aprendizado de máquina, reconhecimento de voz e análise de dados”, diz o professor da Universidade Tiradentes (Unit), Mário Eugênio de Lima.

A inteligência artificial está mudando a forma como os consumidores interagem com os produtos e serviços. Com mais pessoas adotando assistentes virtuais, chatbots e outras ferramentas baseadas em IA para se comunicar com empresas e obter informações sobre produtos e serviços.

Com o aumento da oferta de produtos inteligentes, os consumidores estão se tornando mais exigentes. “Eles estão cada vez mais conscientes das possibilidades oferecidas pela IA e estão buscando produtos que possam atender às suas demandas de maneira mais inteligente e eficiente. Esperam que os produtos ofereçam soluções mais personalizadas e eficientes para suas necessidades”, declara o professor.

Em contrapartida, estão mais preocupados com a privacidade e segurança de dados, e esperam que as empresas adotem práticas responsáveis. “A IA também pode ajudar os fabricantes a melhorar a eficiência da produção e a oferecer serviços mais personalizados aos clientes, aumentando a satisfação e fidelidade do cliente”, afirma.

“A evolução do comportamento do consumidor diante das inovações do mercado tem sido de maior exigência e expectativas em relação à personalização, eficiência e segurança dos produtos baseados em IA. As empresas precisam estar atentas a essas mudanças e oferecer soluções inovadoras e responsáveis para se manterem competitivas no mercado”, conclui Mário Eugênio.

 

Leia também: Como o Chat GPT influenciará no aprendizado do aluno?

Compartilhe: