É durante o ensino médio que os estudantes são preparados para ingressar na universidade e escolher uma profissão. Além das atividades curriculares, é comum a realização de tarefas extras, a exemplo da iniciação científica.
Normalmente, a iniciação científica é realizada por universitários, mas por meio de parcerias com escolas públicas ou privadas, as universidades oferecem vagas para alunos de ensino médio nos projetos de pesquisa.
A Universidade Tiradentes (Unit), oferece dois programas para iniciação científica voltados para estudantes do ensino médio: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e Programa de bolsas para o Ensino Médio (PROBEM/Unit). Ambos têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico.
“Os alunos do ensino médio são acompanhados pelos estudantes de IC universitários já que nos projetos aprovados prevê-se o vínculo entre eles. Porém, ambos possuem planos de ação diferentes. Os alunos de IC da universidade realizam tarefas mais complexas. O aluno de ensino médio auxilia, vem na universidade e conhece o ambiente”, explica a coordenadora de Pesquisa da Unit, Dra. Adriana Karla.
A iniciação científica no ensino médio pode ser realizada dentro da própria escola, em laboratórios ou até mesmo em ambientes externos; ou na universidade ou institutos de pesquisa. A participação nesse tipo de programa é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, aprofundem seu conhecimento em uma determinada área e aprendam a metodologia científica.
Além disso, participar da IC no ensino médio pode ser uma vantagem na hora de ingressar na universidade, pois demonstra o interesse e o potencial do aluno em desenvolver pesquisas científicas.
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