ESTUDE NA UNIT
MENU

Cerimônia da Lâmpada da Enfermagem emociona calouros da Unit

Durante a cerimônia, 155 alunos do Projeto Inova Tiradentes receberam dos veteranos a lâmpada que simboliza a dedicação, amor e ciência

às 18h13
Fotos: Luis Dinarte/CCS
Fotos: Luis Dinarte/CCS
Fotos: Luis Dinarte/CCS
Fotos: Luis Dinarte/CCS
Fotos: Luis Dinarte/CCS
Fotos: Luis Dinarte/CCS
Compartilhe:

Como já é tradição na Universidade Tiradentes (Unit), o curso de Enfermagem realizou a Cerimônia da Lâmpada para dar as boas-vindas aos novos alunos. O evento marca o início da vida acadêmica e é uma forma de lembrar a precursora da profissão, Florence Nightingale, e manter acesos os compromissos assumidos durante os anos de formação.

Participaram da solenidade 115 alunos calouros do Projeto Inova Tiradentes que trouxeram seus familiares para a confraternização, além de 15 veteranos que fizeram a passagem da lâmpada. A cerimônia tem o significado da enfermagem, que é assistir aos pacientes com  “dedicação, amor e ciência”, conforme explica a coordenadora do curso de enfermagem inova, Geisa Lima.

“A Cerimônia da Lâmpada é um ritual simbólico que marca o início da jornada dos futuros enfermeiros. O evento é solene e mostra a importância da profissão e sua beleza. Os alunos têm a oportunidade de se orgulhar de sua história e se sentir parte dela. A Lâmpada é o símbolo da enfermagem e sua história remonta ao século XIX. É uma homenagem a uma nobre inglesa chamada Florence Nightingale que dedicou sua vida à profissão de enfermeira. Atualmente, a passagem da Lâmpada é feita pelos alunos veteranos para os calouros e representa a continuidade da profissão”, declara.

Para a professora do curso de Nutrição, Sandra Maia, o evento teve um gostinho especial. A sua filha é uma das calouras do curso de Enfermagem. “Ainda no 9º ano do ensino médio ela já se mostrava encantada pelo curso e pela estrutura que a Unit tem a oferecer para os alunos. Todos os anos ela vinha para a Feira do Vestibular (Feivest) e sempre ficava fascinada. Até que ela fez um teste vocacional e saiu justamente Enfermagem, então fui incentivando isso nela”, diz. 

“Estou muito ansiosa e animada por participar da cerimônia porque é a realização do meu sonho. E com o curso fazendo parte do Projeto Inova fico ainda mais empolgada pra começar logo as práticas, É um projeto bem diferente, não tem aquela dinâmica de ficar só em sala de aula. A gente vai ter a liberdade de participar ativamente das aulas”, ressalta a caloura Julia Maia.  

Para a estudante Nathalie de Carvalho, a Cerimônia é a confirmação de que ela conseguiu realizar o sonho de cursar Enfermagem. “Estou com grandes expectativas para as aulas. Estou adorando a metodologia de ensino. Cursar Enfermagem era o que eu sempre quis fazer, porque sempre tive o objetivo de transformar vidas e agora sei que posso. E receber das mãos dos veteranos a lâmpada é a confirmação de que concluí mais uma etapa da minha vida e creio que ainda tenho um caminho lindo para percorrer”, afirma. 

Participaram da solenidade a coordenadora operacional do curso de Enfermagem de Estância e Itabaiana, professora Naiane Regina Oliveira e os professores do Projeto Inova Tiradentes Elisangela Minari, Arthur Tavares e Emília Nogueira. 

A professora doutora Ana Cláudia Mota, ficou responsável em ministrar uma palestra inspiradora de boas-vindas. “Foi uma honra ser convidada pela coordenação do curso. É importante incentivar os novos alunos e mostrar como é a nossa Universidade. Afinal, é por eles que estamos aqui nessa noite”, pontua.

 

Leia mais: Portas Abertas: alunos do Colégio Americano Batista visitam a Unit

 

Compartilhe: