O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS), atende alunos e colaboradores da Universidade Tiradentes (Unit) com deficiências, síndromes, transtornos, ou que vivenciam situações de conflito que interferem no processo de aprendizagem e/ou nas relações sociais e comunitárias. O Núcleo conta com profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Psiquiatria e Psicopedagogia. Além de quatro intérpretes de libras, uma ledora/transcritora e dois profissionais administrativos.
O acompanhamento inicial começa com uma triagem realizada pela coordenadora e assistente social do NAPPS, Kátia Maria Araújo Souza. Ela explica que os atendimentos acontecem por agendamento e pode ser por demanda espontânea ou encaminhada por professores e/ou coordenações.
“O NAPPS atende alunos e colaboradores da Unit. Hoje, atendemos alunos com deficiência visual, autistas, com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, déficit de atenção e outros transtornos que interferem no processo de aprendizagem. Não deixe a situação piorar. Busque apoio o mais rápido possível. Vivemos em uma sociedade em que tudo é rápido e as dores da alma atingem nossos corpos e mentes. Estamos próximos de vocês. Atendemos alunos e professores da graduação e da pós graduação. 100% gratuito”, afirma.
Após o aluno ou colaborador passar pela triagem, a coordenadora encaminha para o profissional que melhor irá atendê-lo. As psicólogas que atendem no NAPPS, Ana Olívia Freire Sotero de Menezes e Tatiana Carvalho Socorro, destacam que os atendimentos realizados no Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial são um momento de acolhimento.
“Os estudantes universitários, estão na fase de dúvidas, e com isso, as tensões. Mas existem maneiras de contornar os sintomas físicos. Vivemos em um mundo muito mental e esquecemos de cuidar do físico. O que as pressões emocionais e psicológicas. O primeiro ponto para aliviar essas tensões é a prática de atividade física. O segundo passo é procurar um lugar de apoio. Um local que se sinta seguro para pedir ajuda, se abrir e expor os sentimentos que causam aflições”, aponta Ana Olívia Freire Sotero de Menezes.
O psicopedagogo institucional do NAPPS, professor Me. Rivaldo Rodrigues, é o responsável por avaliar e/ou acompanhar o comportamento dos alunos, e diminuir e/ou sanar os fatores que interferem na aprendizagem ou desempenho dos alunos. “É minha função propor intervenções pedagógicas individualizadas aos acadêmicos com demandas educacionais diferenciadas. Fomentar as relações pessoais e interpessoais. Além de orientar o aluno na sua caminhada acadêmica, com clareza, raciocínio e equilíbrio. Assessorar os docentes nos casos de dificuldades no acolhimento ao atendimento do aluno. E se necessário, atender funcionários que possam necessitar de alguma orientação”, comenta.
Em casos que o aluno precise de acompanhamento psiquiátrico, a médica psiquiatra, Tássia Rollemberg, orienta os pacientes a dar o pontapé inicial para procurar ajuda. “Quando a pessoa entende que está sofrendo, que está passando por um processo difícil, que tem um sofrimento psíquico, que possui algum grau de adoecimento, ela é encaminhada para o atendimento clínico com a equipe multidisciplinar do NAPPS. Assim, conseguimos atuar com tranquilidade e fazer os devidos encaminhamentos”, frisa.
Se ainda tem dúvidas sobre como é realizado o atendimento no Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS), pode ir presencialmente conversar com um assistente administrativo de plantão que irá marcar o primeiro atendimento.
O NAPPS fica localizado no Campus Farolândia, no 2º piso da Biblioteca Central – Jacinto Uchôa. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e, nas segundas e quartas, das 14h às 21h30. É necessário realizar o agendamento pelo e-mail: Napps@unit.br ou pelos telefones: (79) 3218 2170/3218 2270.
Leia mais: Saúde mental do estudantes universitários precisa de mais atenção