ESTUDE NA UNIT
MENU

A mangaba e sua importância para a culinária regional

Aprenda a fazer um delicioso rocambole de mangaba, receita tradicional das catadoras de mangaba de Sergipe

às 13h46
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Compartilhe:

A mangaba, símbolo de sergipanidade, é uma fruta pequena e arredondada que tem uma pequena similaridade com o pêssego – pois tem uma casca com pontos alaranjados e uma polpa mais leitosa. Seu sabor é levemente ácido, perfeito para o preparo de sucos e doces caseiros. Seu nome tem origem indígena e significa “coisa boa de comer”.

A fruta fornece compostos antioxidantes e vitaminas fundamentais (como a A, do complexo B e C), que são responsáveis por fortalecer a imunidade, prevenindo gripes e resfriados, melhoram a saúde da pele, dos cabelos e também são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular. 

A mangaba também tem alto teor de ferro em sua composição, o que ajuda a prevenir problemas como a anemia, mantém o bom funcionamento do sistema circulatório, tem ação digestiva e laxante, ajuda a controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol, índice glicêmico e ainda fortalece os ossos e músculos.

Por ser encontrada majoritariamente no litoral nordestino, nas regiões da Caatinga e do Cerrado, a mangaba é uma das frutas mais usadas na alimentação do Nordeste. Sendo Sergipe o maior produtor brasileiro do fruto.

Quem garante o abastecimento da fruta são as catadoras de mangabas. Elas são símbolo da sergipanidade. A primeira Associação das Catadoras de Mangaba foi registrada em 2009 na cidade de Indiaroba. Desde então tem sido reconhecida pelo tradicional trabalho extrativista realizado do  litoral sul até a foz do Rio São Francisco ao litoral norte do Estado de Sergipe. Sendo responsável por 90% da produção brasileira, destacando-se como o segundo maior produtor dessa fruta no mundo, em virtude da prática do extrativismo. 

É possível encontrar as catadoras de mangaba dos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Japaratuba, Estância e Indiaroba. elas estão organizadas em associações que atuam como instrumento de defesa e de promoção da cata, do processamento e da comercialização da mangaba como fonte de renda e garantia de segurança alimentar e nutricional para essas comunidades.

Em Aracaju, 11 áreas localizadas na Zona de Expansão representam a única reserva de extrativismo de mangaba que restou na capital. Esse território é tradicionalmente ocupado por famílias que cuidam das mangabeiras, catam, processam e comercializam a mangaba. Nesse local, aproximadamente 300 pessoas sobrevivem da colheita da mangaba.

Entre outras atividades, as Catadoras de Mangabas procuram incentivar a multiplicação dos conhecimentos adquiridos e o aumento da capacidade de produção e comercialização dos produtos da mangaba: trufa, bala, licor, geleia, mousse, bolo, biscoito e mangaba desidratada.

As receitas fizeram tanto sucesso que foram divulgadas pelo programa do Globo Rural. O vídeo está disponível no Youtube.

Receitas das Mangabeiras

Rocambole de Mangaba

Ingredientes para a Massa:

7 colheres de sopa de açúcar

7 ovos

7 colheres de sopa de farinha de trigo

3 colheres de sopa de polpa de mangaba (fruta in natura passada na peneira)

Ingredientes para o Recheio:

1/2 litro de leite

3 colheres de sopa de amido de milho

3 colheres de sopa de polpa de mangaba

1 colher de sopa de manteiga

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 gema

2 folhas de papel manteiga são necessárias para assar e enrolar o rocambole

Modo de Preparar

Prepare a massa batendo os ovos e o açúcar até ficar com a consistência de creme. Em seguida coloque a farinha de trigo e misture com a colher. Depois adicione a polpa de mangaba e continue mexendo.

Numa fôrma, forre o papel manteiga, espalhe um pouco de óleo sobre ele e despeje a massa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio misturando o leite, o leite condensado, o amido de milho, a manteiga, a gema e a polpa de mangaba. Leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Desligue o forno e misture o creme de leite.

Quando a massa estiver pronta, retire com cuidado da fôrma e coloque sobre uma outra folha de papel manteiga. Em seguida espalhe o recheio e enrole aos poucos. Enfeite o rocambole com o que sobrou do recheio, mangabas carameladas também ajudam a dar o toque final.

 

*Com informações do site Catadoras de Mangaba

 

Leia mais: Catadoras de Mangaba: símbolo da sergipanidade 

Compartilhe: