ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes de Arquitetura participam de Mobilidade Acadêmica

As estudantes Heloísa Almeida e Nayara Silva de Oliveira foram selecionados para concluir o TCC na Universidad de Valladolid, na Espanha

às 12h42
Professor Ézio Déda e a estudante Nayara Silva de Oliveira
Professor Ézio Déda e a estudante Nayara Silva de Oliveira
Estudante Heloisa Almeida
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) acaba de lançar uma nova possibilidade de Mobilidade Acadêmica para seus estudantes, o Programa Laboratório Social. A iniciativa propõe aos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, a chance de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidad de Valladolid (UVa), na Espanha. As alunas contempladas embarcam em maio para concluir o trabalho.

Sob a orientação do professor Ézio Déda, as estudantes estão produzindo suas pesquisas sobre a adaptação de projetos arquitetônicos do município de São Cristóvão. Heloísa Almeida, conta que já iniciou a produção do seu TCC com o tema: “Biblioteca Municipal de São Cristóvão – Projeto Arquitetônico de Adaptação e Instalação em Edificação Antiga”.

“Escolhi esse tema por se tratar de uma cidade tão importante como São Cristóvão, necessita de um apoio educacional que estimule o uso e a ocupação da biblioteca. São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, primeira capital do estado de Sergipe e tombada como patrimônio mundial pela Unesco em 2010. Mesmo sendo uma cidade com um acervo histórico e arquitetônico imenso, sinto que não é tão vista e estudada. Por isso, pensamos em um projeto de revitalização em uma edificação que se encontra sem uma ocupação definida, com o intuito de agregar e trazer mais um lugar que possa ser utilizado por toda comunidade, tanto para lazer e encontros culturais, quanto impactando ao setor educacional, podendo ser um apoio para as escolas que possuem ao redor”, diz.

“A partir de agora, é focar completamente no desenvolvimento do projeto, alinhar nossos assessoramentos com os professores da Espanha, seguir estudando a língua e realizar algumas visitas essenciais a São Cristóvão, para que o projeto seja aprovado pelos responsáveis técnicos que irão fazer o uso de fato do espaço. Embarcamos dia 4 de maio, e iremos ficar por volta de um mês trabalhando no desenvolvimento final do trabalho. A entrega está prevista para meados de junho “, ressalta. 

Para Heloisa, fazer o TCC em outro país irá agregar experiências pessoais e profissionais. “Realizar o desenvolvimento de um trabalho tão importante para a graduação, como é o caso do TCC, em outro país, é extremamente gratificante, e quando soube que seria na Espanha, fiquei ainda mais feliz, afinal possui uma cultura e arquitetura extremamente rica, além do impacto de ter  a Universidade de Valladolid, referência em arquitetura, no meu currículo acadêmico”, conclui. 

A estudante Nayara Silva de Oliveira, também está a todo vapor produzindo seu projeto. Ela está estudando maneiras de realizar uma adaptação para aproveitar a estrutura original de uma construção antiga. “Estou trabalhando com o tema: ‘Escola de Música de São Cristóvão – Projeto Arquitetônico de Adaptação e Instalação em Edificação Antiga’. A ideia é utilizar como temática a concepção projetual de soluções arquitetônicas e/ou urbanísticas para áreas de vulnerabilidade social envolvendo o Patrimônio e as ODS, na cidade histórica de São Cristóvão”, explica. 

Ela conta que para realizar o projeto, inicialmente procurou conhecer de perto o perfil dos colaboradores, professores e a gestão municipal. “Em seguida, fui em busca de entender como a escola funciona, períodos das aulas, quantidade de alunos, quais instrumentos são ensinados no momento e quais as necessidades físicas do local em que eles se encontram e qual a setorização de ambientes eles necessitam. O intuito é impactar de maneira positiva, de forma que a comunidade sinta-se pertencente ao local, que acessem o espaço e percebam que existe um local físico que acolhe, que estrutura de forma significativa o estudo dos alunos, que desperta um estímulo proveitoso e evolutivo, por isso a necessidade de conhecer o perfil do usuário”, afirma.

A estudante comenta como a oportunidade de produzir o TCC em outro país irá abrir portas no seu futuro profissional. “Não poderia deixar a oportunidade passar. Creio que será uma troca de experiências preciosas. Os docentes da universidade de Valladolid irão me auxiliar a ampliar ainda mais meus conhecimentos, abrir meu campo de visão para novas possibilidades e novidades, uma vivência enriquecedora. O conhecimento que vou adquirir estudando como a arquitetura é desenvolvida em outros países, como funcionam, quais habilidades são utilizadas para a tomada de decisões para solucionar os problemas que surgem. Como o mercado está altamente competitivo, essa bagagem de experiência seria um grande diferencial”, destaca.

Valladolid fica a uma hora da cidade de Madrid. É uma cidade com uma arquitetura riquíssima. A previsão é que as estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, juntamente com mais três estudantes do curso de Direito embarquem para Espanha no início do mês de maio e passem três semanas imersos na cultura e estudo do país.

 

Leia mais: Estudantes de Arquitetura concluirão TCC na Espanha

Compartilhe: