ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit foi palco do Encontro Família e Escola do CCPA

Educação, cultura digital e responsabilidade jurídica foi tema de bate-papo com pais e professores do CCPA

às 18h25
bate-papo com pais e professores do Colégio CCPA
bate-papo com pais e professores do Colégio CCPA
bate-papo com pais e professores do Colégio CCPA
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) se preocupa em promover a educação e o bem-estar dos estudantes e da sociedade. Pensando nisso, a instituição abriu as portas para receber docentes e pais dos alunos do Colégio CCPA para um bate-papo sobre: ‘Educação, cultura digital e responsabilidade jurídica”.

A diretora geral do Colégio CCPA, Roberta Monteiro, agradeceu a Unit pela hospitalidade e ceder o espaço para a realização do evento. Ela trouxe para o bate-papo a discussão sobre o funcionamento do cérebro do adolescente. A professora ressalta que é na fase da adolescência que é preciso estar mais atento no processo de formação e amadurecimento.

O cérebro humano se desenvolve bastante durante a adolescência, e é nessa fase em que o jovem mergulha na tela. Na infância os pais ainda têm um controle maior sobre o celular dos filhos, ainda é possível controlar o que eles estão assistindo, o que estão jogando e isso porque geralmente o aparelho pertence aos pais. Quando ele vai chegando na adolescência, o cérebro não tá pronto ainda. O lobo frontal conhecido como o centro de controle do cérebro ainda não está amadurecido. Por isso a legislação fala que a maioridade penal é aos 18 anos. Esse número não foi dado aleatoriamente, é baseado no amadurecimento do cérebro. Por isso que os pais devem estar atentos ao que os filhos estão consumindo nessa fase tão delicada que é a adolescência.

O professor de Direito da Unit, doutor Ronaldo Marinho, falou sobre as consequências jurídicas do comportamento dos adolescentes. “É importante falar sobre o que acontece com o nosso cotidiano. De que forma a gente pode identificar sinais que possam nos ajudar nesse processo de educação. Não existe um manual, mas é possível criar métodos que nos auxiliem a conduzi-los nessa fase”, ressalta.

A gerente comercial da Unit, Adênia Santos, destaca a importância de trazer para o ambiente acadêmico eventos que envolvam os pais dos alunos. “Esse evento é fruto do trabalho do Portas Abertas para estreitar o relacionamento com as escolas. Nós oferecemos diversos tipos de ações, indo para as escolas e também trazemos os estudantes para a Unit para apresentar o que é a Universidade e as mais diversas oportunidades que eles poderão ter aqui. Hoje estamos avançando no relacionamento com o Colégio CCPA trazendo os pais e professores para a Unit para uma reunião de pais focando em um tema tão importante como é a educação e cultura digital. Esse é o primeiro evento produzido pelo Portas Abertas e ainda terão mais outros, sempre com essa visão de conscientização e educação”, pontua.

Leia mais: Portas Abertas e a experiência de viver a Universidade Tiradentes

Compartilhe: