ESTUDE NA UNIT
MENU

Reitor recepciona estudantes que irão para o internato em Boston

Este ano, 15 estudantes do curso de Medicina farão internato durante um mês na Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston.

às 21h06
Estudantes de Medicina que irão para Boston
Estudantes de Medicina que irão para Boston
Compartilhe:

A reitoria e a vice-Reitoria da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a gerência de Relações Internacionais, realizou um breve encontro na manhã desta segunda-feira, 24, para prestar uma simbólica homenagem e reconhecimento ao esforço dos 15 estudantes do curso de Medicina da Unit aprovados no Programa de Internato em parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston.

O reitor, professor Jouberto Uchôa, deu as boas-vindas para os alunos e seus familiares que iniciarão atividades de internato em terras estrangeiras por um mês. “A nossa preocupação é colocar vocês em uma experiência internacional para aperfeiçoamento. Comecei as parcerias nos Estados Unidos, mas foi em Boston que tivemos mais espaço. Os estudantes de Medicina irão representar a Unit mais uma vez e espero que sejam destaque nas suas funções. Que tragam experiências profissionais, vivenciem a cultura de outro país e consigam extrair as melhores oportunidades que serão apresentados a vocês. Esse momento é a oportunidade de plantar uma semente que irá gerar bons frutos no futuro profissional de vocês”, declara. 

De acordo com o vice-reitor, Jouberto Uchôa Júnior, essa é uma grande oportunidade para os estudantes se destacarem ainda mais em suas carreiras. “Estamos muito felizes em proporcionar aos alunos do curso de Medicina essa experiência.  Escolhemos Boston por ser uma cidade diferenciada e que guarda muito da história dos Estados Unidos. Foi um trabalho de longos meses que a coordenação da Internacionalização desenvolveu para construir essa parceria para que o Hospital pudesse receber vocês nesse momento rico de troca de experiências. A gente recomenda que vocês aproveitem ao máximo, deem o melhor de si porque essa experiência que vocês estão tendo agora irá repercutir nas próximas turmas que irão fazer a internacionalização. Desejo boa sorte e que aproveitem todas as boas oportunidades”, afirma. 

O vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Saumíneo Nascimento, comenta como esse momento será memorável para os estudantes e os familiares presentes. 

“A internacionalização do conhecimento é um diferencial que a Universidade Tiradentes oferece para os seus alunos, de modo especial para os alunos de medicina que estão tendo a oportunidade de passar um mês em Boston. Eles participarão de atividades práticas e teóricas com a medicina mais avançada do mundo, que é a dos Estados Unidos. Essa experiência irá consolidar a formação deles enquanto profissionais que irão atuar no dia a dia dos pacientes. Essa oportunidade também pode despertar neles o interesse em continuar os estudos e alguns podendo fazer e residência, mestrado e doutorado no exterior”, destaca.

A estudante do 11º período do curso de Medicina, Natália Palazoni, diz estar bastante ansiosa para vivenciar o internato em Boston. “Estou bem ansiosa e com expectativas altas porque esse vai ser o meu primeiro intercâmbio médico, uma experiência totalmente diferente em um país que já residi. Recentemente trabalhei na Disney e foi uma experiência diferente pra mim, foi muito bacana. E eu estou muito ansiosa para ver como é a medicina de lá, estando dentro de um hospital vai ser algo muito diferente assim, então estou bem ansiosa, espero aprender muito com isso. É muito importante essa iniciativa da Universidade levar os alunos para uma realidade diferente, com um sistema de  saúde completamente diferente do Sistema Único de Saúde (SUS) que tanto beneficia a população brasileira. Ao mesmo tempo que tenho muito interesse em conhecer o sistema de saúde de Boston porque eles são um polo de referências”, ressalta.

O estudante Lucas Augusto, que está cursando o 10º período, conta que esse será o seu primeiro intercâmbio como estudante. “Eu nunca tive oportunidade de fazer um intercâmbio enquanto estava no colégio, mas esse sonho persistiu. Acho que vai ser uma experiência muito engrandecedora para mim tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Vai ser muito bom conhecer outros serviços além do que a gente tem aqui no Brasil, e ter esse desafio de ter viver em uma cultura completamente diferente, uma língua diferente, ir sozinho sem o apoio presencial da família são coisas que pesam muito, mas é uma oportunidade de pensar fora da caixa. Estou com grandes expectativas de conhecer o sistema de saúde deles, as tecnologias usadas, os procedimentos que são diferentes dos que são usados no SUS. Tenho certeza que vai ser uma experiência enriquecedora”, destaca.

A coordenadora de área do curso de Medicina, professora Lis Campos, ressalta o comprometimento da Unit em proporcionar uma experiência de internacionalização. “Estamos muito felizes em receber os pais e alunos para esse bate-papo. O intercâmbio é uma experiência que vai além do conhecimento técnico. É uma oportunidade que o estudante tem para fazer networking, ter conexão com outras pessoas, outra cultura, ter acesso a outras metodologias de ensino e aprendizado, criar parcerias e as oportunidades em ter uma experiência acadêmica diferenciada. O internato é uma experiência de vida ímpar e estamos muito felizes em proporcionar essa vivência para os estudantes de Medicina da Unit. Que bom que vocês alunos estejam prontos para viver essa experiência. espero que retornem preparados para as futuras jornas”, comenta.

Programa de Internacionalização

A gerente de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Selen Ive Carneiro, explica como é que vai ser a metodologia do embarque. “O grupo de 15 estudantes foi dividido em três turmas com cinco alunos. Eles irão participar de uma experiência acadêmica de estágio observacional com o nosso parceiro em Boston, Cambridge Health Alliance. Essa é a segunda edição do programa, e a intenção é que eles não só tenham uma imersão na sua área de estudo, sob nova perspectiva e que sejam capazes de ter um pensamento crítico sobre a metodologia do trabalho e estudo, como eles também possam se aprofundar em áreas que Boston pode proporcionar para eles, em termo de abertura de mercado, de estudo e de perspectivas profissionais para o futuro”, explica. 

Os alunos irão seguir uma espécie de rotação nas áreas de estudo. “Eles irão passar por uma adaptação, afinal, a estrutura é diferente do que eles teriam aqui no Brasil. A imersão dentro de uma nova cultura, tendo em vista uma atividade prática, mesmo sendo observacional, é algo que muitos alunos de Medicina do Brasil buscam, e essa é uma oportunidade que a Universidade Tiradentes proporciona por meio dos Programas de Internacionalização. Essa oportunidade vai agregar muito no currículo profissional, mas também vai mudar muitas coisas na vida pessoal. E nós esperamos que tudo ocorra da melhor maneira e que esse Programa se repita todos os anos”, conclui. 

Com duração de um mês, a primeira turma de estudantes embarca no início de maio, em seguida, o segundo grupo viaja em setembro e por fim, a última equipe viaja em outubro.

 

Leia mais: Estudante de Medicina realiza internato em Boston, nos EUA

 

Compartilhe: