A Universidade Tiradentes (Unit) comprova excelência do ensino por meio dos alunos que se destacam no exercício das profissões que escolheram atuar. Esse é o caso do egresso do curso de Medicina, Victor Cury Menezes. Ele está fazendo residência médica em Ortopedia no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HUL – UFS), no município de Lagarto.
O Hospital Universitário de Lagarto é um hospital de porta aberta para atendimento de Urgência e Emergência, voltado para a assistência, o ensino, a pesquisa e a extensão, oferece serviços especializado em Ortopedia e Traumatologia, Clínica Médica, Pediatria e Cirurgia Geral.
Sendo gerido, desde 2017, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), conquistou a primeira posição entre as instituições do Poder Executivo Federal com maior transparência ativa. Ao todo foram 311 entidades avaliadas. O HUL-UFS divide a liderança com mais 17 hospitais da rede Ebserh, incluindo a própria sede.
Para a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, ter alunos comprometidos em se especializar nas diversas áreas da medicina é um bom indício de que a Unit estimula o aprendizado nas mais diversas áreas da saúde.
“Esse comprometimento dos alunos em se especializar nas diversas áreas da saúde é o resultado se deve ao comprometimento da Universidade em preparar profissionais capacitados para o exercício da profissão. O curso de Medicina da Unit oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, com professores muito bem qualificados e oportunidades de atuação em diversos campos de estágio”, afirma.
A coordenadora ressalta o compromisso da Universidade Tiradentes em formar profissionais aptos para exercer a medicina. “A Unit oferece para os alunos de Medicina o método de aprendizado baseado no Problem Based Learning (PBL). Isso impacta positivamente a jornada de aprendizagem deles, como foi o caso de Ramilly. Ela teve comprometimento nos estudos e teve como recompensa a aprovação na residência médica em uma instituição de renome”, destaca.
O método PBL permite ao aluno autonomia com relação ao processo de aprendizagem. “Ao exercitar o conhecimento prévio, combinando com as teorias aprendidas, gera uma aprendizagem significativa. Além disso, promove a argumentação crítica, liderança e capacidade de comunicação. Isso resulta em um amadurecimento profissional do aluno”, pontua.
Leia mais: Egressa de Medicina da Unit realiza residência em Clínica Médica