ESTUDE NA UNIT
MENU

Cristo Redentor de São Cristóvão: símbolo de fé e sergipanidade

O monumento mais antigo do país localizado no município de São Cristóvão foi revitalizado para receber fiéis e turistas  

às 13h41
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Compartilhe:

No alto do São Gonçalo, no bairro Romualdo Prado, a 90 metros de altura, está o primeiro Cristo Redentor do Brasil, que foi inaugurado no ano de 1926. O monumento, quase centenário, é um marco da cultura e histórico da Cidade Mãe. Com os braços erguidos e entreabertos demonstram uma ternura de quem chama para um abraço e também um gesto para abençoar os fiéis. 

Segundo pesquisadores da Faculdade de Belas Artes de São Paulo, o Cristo Redentor sergipano é o mais antigo e original, pois diverge da matriz carioca. A obra foi encomendada pelo Governo de Graccho Cardoso (1922/1926), ao arquiteto Bellando Belandi. Sendo construído entre os anos de 1924 e 1926, na Colina São Gonçalo, o Cristo tem 16 metros de altura e fica a dois quilômetros do Centro Histórico da cidade de São Cristóvão, com uma localização geograficamente privilegiada e propícia para quem deseja ter uma visão panorâmica de parte da cidade. 

Até meados da década de 1980, o Cristo era um legítimo atrativo turístico da cidade histórica, além de proporcionar o lazer das famílias, festas populares, excursões escolares e missas campais. Após alguns anos de abandono e desgaste do tempo, o monumento passou por uma obra de revitalização e está pronto para receber os visitantes que estiverem dispostos a vivenciar uma experiência histórica, cultural, de fé e contemplação da natureza.

O monumento foi inaugurado no dia 24 de janeiro de 1926, o evento foi marcado pelo discurso do padre Luiz Gonzaga, da Bahia. Com o passar dos anos, e com as constantes visitas dos turistas e moradores da região, a área ganhou restaurante e banheiros públicos em 1972. Até meados da década de 1980, o Cristo era um legítimo atrativo turístico da cidade histórica, também área de lazer das famílias, de festas populares, excursões escolares e de missas campais.

Desde a sua inauguração que a igreja organiza caminhada e soleniza o Cristo Rei perante a imagem. Curiosamente, o grupo folclórico Caceteiras mantém a tradição de dançar até ele para saudar a chegada do mês junino.

Em 2021, o monumento foi declarado como patrimônio histórico, cultural e material do Estado de Sergipe por meio do Projeto de Lei nº 21/2021 de autoria do deputado Ibrain Monteiro (PSC). 

O Mirante do Cristo Redentor possui aproximadamente 4.884,21 m² de área total, e com sua requalificação passa a dispor de: áreas de estacionamento piso intertravado; passeios em concreto estampado pigmentado, além de rampas e sinalização para acessibilidade; parque infantil dotado de playground; box policial; bancos e lixeiras; restaurante panorâmico; escadaria; sistema de iluminação; ampla área verde com paisagismo.

Além da obra de requalificação do Cristo, a Prefeitura de São Cristóvão realizou a obra de recuperação da estrada que dava acesso ao mirante para facilitar o acesso da população local e dos turistas que desejarem conhecer o novo equipamento

 

*Com informações da Prefeitura de São Cristóvão

Leia mais: Zé Peixe: o homem que se tornou parte do folclore sergipano

Compartilhe: