ESTUDE NA UNIT
MENU

Farmácia: evento conscientiza sobre o Uso Racional de Medicamentos

Durante a primeira semana de maio, diversas ações levaram conhecimento e conscientização a população, ensinando sobre o uso consciente de remédios.

às 21h05
Compartilhe:

Durante os dias 02 e 05 de maio a coordenação do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit), pensando no dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, organizou uma série de eventos em prol da conscientização da população e desenvolvimento dos alunos com educação em saúde, serviços clínicos, farmacêuticos e distribuição de mudas de plantas medicinais e seu uso correto. 

 “Para os alunos de Farmácia, essas ações desenvolvem habilidades de comunicação, aproximam eles da realidade da população, reforçam o conhecimento sobre a assistência Farmacêutica”, ressalta a coordenadora do curso, professora Cinthia Meireles.

Dentro da programação, no dia 02, ações educativas também foram realizadas entre idosas assistidas pelo Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI), além de  realização de jogos educativos sobre uso correto de medicamentos no minishopping do campus Unit Farolândia e serviços clínicos.

Para a estudante do 5º período do curso de Farmácia, Milena Larissa, a oportunidade foi importante para seu aprendizado enquanto futura profissional, “Eu aprendi a sempre ter empatia, cuidado de como vou abordar o paciente e também a sempre perguntar se está claro ou se sabe fazer o uso do medicamento, pois o que é claro para nós, nem sempre é para os outros. Assim podemos achar alguns erros principalmente na farmacoterapia”, explica. 

Já no dia 03 foram realizados atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Roberto Paixão, no bairro 17 de Março, auxiliando o público com aferição de pressão arterial, medição de glicemia e orientação farmacêutica. 

Para fechar o evento com chave de ouro, exatamente no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 05 de maio, alunos e professores do curso de Farmácia foram prestar os serviços de educação em saúde e serviços clínicos na Praça General Valadão. A ação teve parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Sergipe (CRF – SE). 

De acordo com a professora Cinthia Meireles, na ocasião, foram realizados 90 serviços clínicos, distribuídas 80 mudas de plantas medicinais e 200 saquinhos de ervas medicinais, dentre elas boldo, hortelã e aroeira. A aluna do 3º período do curso de Farmácia, Lays Lessa, comenta seu momento favorito durante as atividades: “Na praça, onde pude medir a glicemia e aferir a pressão da população. Porque ali consegui que meu medo fosse embora e me senti mais preparada”.

 

Leia mais:

Perigos da automedicação é assunto discutido com alunos de Farmácia

Compartilhe: