ESTUDE NA UNIT
MENU



Unit realiza a XVII Jornada de Enfermagem 

Do dia 08 a 10 de maio, cerca de 600 estudantes de enfermagem participarão de minicursos sobre Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde

às 14h38
XVII Jornada de Enfermagem da Unit
XVII Jornada de Enfermagem da Unit
Compartilhe:

Com o tema “Gestão da Qualidade dos Serviços de Saúde”, a Universidade Tiradentes (Unit) realiza a XVII Jornada de Enfermagem (JEU) do dia 08 a 10 de maio. O objetivo desta edição é discutir, compartilhar ações de sucesso, frente aos melhores resultados de governabilidade das instituições de saúde, indicadores de segurança e experiência do paciente.

Entre os convidados para palestrar no JEU estão, a representante da Comissão Nacional de Certificação da Qualidade (CNCQ/COFEN), doutora Heloísa Helena; o Secretário de Estado da  Saúde (SES), doutor Walter Pinheiro; o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/SE), doutor Conrado Marques; representando o Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-SE), o conselheiro Salviano Augusto Mariz; representando a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, delegada Danielle Garcia, a diretoria de Saúde da Mulher (SES/SE), Viviane Goston e representando o Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, a doutora Maria Fernanda S. Marques da Fonseca.

A coordenadora de área do curso de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, professora doutora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa, explica que durante a jornada os estudantes terão palestra e minicursos com profissionais da enfermagem que são especialistas em gestão e qualidade. “Para esse evento nós convidamos profissionais que são renomados na gestão e qualidade do serviço saúde no estado de Sergipe. O objetivo é passar para os alunos a importância de se qualificar antes do mercado de trabalho. Eles precisam ter a consciência de que o enfermeiro é responsável por todas as etapas do cuidado com o paciente”, conta. 

De acordo com o coordenador de extensão, professor Geraldo Calazans, as expectativas para a realização do evento foram superadas. “Neste ano, foram realizadas cerca de 600 inscrições dos alunos da Unit e também do público externo. Por tradição, o curso de Enfermagem da Unit promove grandes eventos que trazem muito conhecimento teórico e prático para os alunos. O objetivo é levar para os estudantes conhecimentos que irão prepará-los para assumir grandes responsabilidades quando se inserirem no mercado de tralha. Por isso, convidamos palestrantes que irão transmitir seus conhecimentos para os futuros profissionais da saúde. Tenho certeza que será uma jornada proveitosa e enriquecedora”, afirma. 

A coordenadora operacional do curso de Enfermagem, Juliana Musse, destaca que o Enfermeiro precisa trabalhar a efetiva qualidade no âmbito da saúde. “Esse preparo vem acompanhado pela percepção dos diferentes atores sociais envolvidos no processo,  e seus impactos nos diferentes níveis de atenção em saúde. Trata-se de um momento ímpar para disseminar as inovações tecnológicas, o intercâmbio da experiência global em gestão da qualidade e produção técnico-científica. A JEU tem como público-alvo, gestores de serviços de saúde, profissionais de enfermagem, acadêmicos e pesquisadores que atuam na área da saúde”, ressalta. 

Para abrir a primeira noite de palestra, a coordenadora da Comissão Nacional de Certificação da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem, Heloísa Helena, aborda uma visão panorâmica da atuação do enfermeiro. “Vim compartilhar minha experiência e um pouco da estratégia que uso na gestão da qualidade no serviço de saúde, seja a nível hospitalar, como na adesão primária. Porque o diferencial do profissional é que além de cuidar, o enfermeiro é responsável pelo acolhimento, lidar com questões emocionais, psicossociais, além da movimentação da estratégia de negócio na saúde. O enfermeiro precisa ser multifatorial para entregar qualidade no atendimento e gestão hospitalar”, destaca.

O Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/SE), doutor Conrado Marques, destaca a importância da Jornada de Enfermagem na formação dos futuros profissionais da saúde. “Nesse momento discussão sobre as funções da categoria é importante envolver os alunos para que eles entendam quais são os seus direitos e deveres. Durante essa semana que antecede o dia 12 de maio, que é comemorado o Dia do Enfermeiro e o dia Internacional da Enfermagem, trazer para o ambiente acadêmico discussões sobre a qualidade dos serviços de saúde e a atuação do enfermeiro é uma é fundamental para moldar com excelência os futuros profissionais”, frisa.

Os estudantes se mostraram entusiasmados para participar da JEU. Valter Mota, foi um dos voluntários da organização do evento. Ele esteve presente em várias etapas do processo e diz estar empolgado em ver o resultado dos esforços coletivos. “Foi muito importante participar da organização do evento porque tive a noção de vários pontos importantes, desde a escolha dos cursos que foram selecionados até a divulgação para os meus colegas. E após o trabalho pesado estar pronto, posso aproveitar o que a Jornada de Enfermagem tem a me oferecer, que são as palestras com profissionais competentes e experientes, e os minicursos que irão agregar conhecimento no meu currículo”, comenta.

 

Leia mais: Farmácia: evento conscientiza sobre o Uso Racional de Medicamentos

 

Compartilhe: