ESTUDE NA UNIT
MENU

Inovação, pesquisa e parcerias fazem parte do DNA do Grupo Tiradentes

Busca pela vanguarda em áreas como ciência e inovação complementam ações do Grupo Tiradentes, através do ITP, do Tiradentes Innovation Center e de parcerias estratégicas

às 17h23
A Universidade Tiradentes foi a primeira a ser certificada como referência pela plataforma Google For Education (Acervo/Grupo Tiradentes)
A Universidade Tiradentes foi a primeira a ser certificada como referência pela plataforma Google For Education (Acervo/Grupo Tiradentes)
Área de incubação e desenvolvimento de startups do Tiradentes Innovation Center (Acervo/Grupo Tiradentes)
Com projetos especiais no meio universitário, o Santander Brasil também é um dos parceiros estratégicos do Grupo Tiradentes (Acervo/Grupo Tiradentes)
O Porto Digital, sediado em Recife (PE) mantém parceria com os cursos da área de tecnologia na Unit Sergipe e na Unit Pernambuco (Acervo/Grupo Tiradentes)
Sede do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), localizada no campus da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju (Asscom ITP)
Padrão da pesquisa e da pós-graduação é elevado pela qualidade da equipe de pesquisadores e colaboradores do ITP (Asscom ITP)
Sede do Tiradentes Innovation Center, em Aracaju: difusão da cultura empreendedora e inovadora (Acervo/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

A busca do Grupo Tiradentes é e sempre foi a excelência no Ensino Superior. Desde sua fundação, em 1962, sua meta é preparar profissionais capazes de encarar os desafios do mercado e de fazer a diferença na transformação social e no desenvolvimento regional. Isso se dá também na promoção da educação de qualidade através da pesquisa científica, da transformação digital e de experiências inovadoras, que conectem pessoas e seus projetos de vida ao mundo. Esse trabalho se dá através de unidades que complementam as atividades das instituições de ensino superior do Grupo, além de parcerias estratégicas com empresas e instituições de relevância nos setores público e privado. 

Uma delas é o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), criado em 1998 e localizado no Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe). Hoje, ele conta com 16 laboratórios de pesquisa, sendo dois dedicados à prestação de serviço, com um quadro de 33 pesquisadores celetistas desenvolvendo ciência e tecnologia em consonância com as demandas da sociedade. 

Com atuação nas áreas de energias, meio ambiente, engenharias, biotecnologia, educação, direito e saúde, a instituição facilita o acesso à pesquisa científica e tecnológica a mais de 100 alunos por semestre. Ela ainda mantém parcerias com diversos órgãos públicos e privados, Instituições de Ensino Superior (IES), redes estratégicas de pesquisa, instituições científicas e tecnológicas do Brasil e do exterior, além de empresas como Banco do Nordeste, Embrapa, Finep, Funasa, Petrobras, Galp e Suape Energia. 

Em 2011, o ITP criou a Agência de Gestão da Inovação Tecnológica (Agitec), responsável por gerenciar toda a propriedade intelectual desenvolvida no âmbito do Instituto. Isso permitiu o registro de mais de 130 patentes. Uma delas foi licenciada para a empresa Hebron Farmacêutica, que lançou em 2017, o medicamento Ziclague®. Outro marco relevante nesta área foi a conquista da Medalha de Ouro WIPO, concedida pela Organização Internacional de Propriedade Intelectual (OMPI).  

Segundo o presidente Paulo do Eirado Dias Filho, o ITP tem em sua essência o desafio de aproximar toda a produção científica, especialmente da pós-graduação Stricto Sensu desenvolvida pela Unit, com as demandas sociais, econômicas e de mercado. “Nossa missão é fazer a aproximação entre essas demandas que nós temos não só no estado de Sergipe, mas de toda uma área de abrangência e até internacional, como também de dar aplicabilidade prática a tantas pesquisas, produtos e métodos, que são desenvolvidos a partir dos pesquisadores e muitos deles, inclusive, se tornam patentes extremamente valiosas. Essa atuação não só traz qualidade para a pesquisa como também se organiza como uma geração de valor”, salienta.

Um centro de inovação

Outra iniciativa de sucesso nesse campo é o Tiradentes Innovation Center (TIC), centro de inovação que completa quatro anos em 2023 e, desde o início, constitui-se como um espaço que estimula a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na sociedade. É por meio dele que são testadas e desenvolvidas as futuras práticas educacionais e profissionais, alcançando assim um melhor desempenho no mercado. 

Para o professor Domingos Sávio Machado, presidente do Tiradentes Innovation Center, ele cria oportunidades para atração de pessoas, empresas e instituições que queiram pensar em soluções para os problemas atuais da educação, sejam eles de ordem local, regional ou nacional. “O Centro tem o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo, criatividade, inovação, cultura maker e uso das tecnologias na educação. Ao longo da pandemia, por exemplo, tivemos uma participação importante na fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com mais de 10 mil itens produzidos e doados por nosso FabLab para o enfrentamento da Covid-19”, citou ele. 

Uma das ações de destaque do centro foi a criação do Observatório da Educação Tiradentes (Obet), que reúne professores e pesquisadores da área de educação para o desenvolvimento de estudos e soluções para os desafios do setor no Brasil e no Nordeste. Outro espaço de grande importância é sua incubadora, que conta hoje com 18 startups incubadas com foco em educação. “A nossa proposta é nos tornar a principal incubadora de edtechs do Brasil. Para tal, utilizamos como ferramenta de apoio a metodologia desenvolvida pelo MIT [Massachusetts Institute of Technology] para criação de startups, ofertando, assim, o que existe de melhor para nossos empreendedores”, afirma Marcelo Dósea Leite, coordenador de Empreendedorismo e Inovação do centro.   

Parcerias e compromisso

A busca do Grupo Tiradentes por uma vanguarda mais constante tem o apoio de parcerias estratégicas com instituições de renome nacional e internacional, a exemplo do Porto Digital, em Recife (PE), um dos maiores parques tecnológicos do Brasil. Ela contempla os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Unit Sergipe, em Aracaju; e os de ADS e Ciência da Computação do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), em Recife. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a formação de mão de obra mais qualificada para atender as necessidades e exigências do mercado atual. 

“Por meio de matrizes curriculares atualizadas, parcerias com empresas que possuem o setor de tecnologia dos setores públicos e privado, onde os alunos estarão desenvolvendo soluções tecnológicas no âmbito do desenvolvimento de software para os desafios e problemas enfrentados pelas empresas, que serão parceiras neste projeto, aproximando-os diariamente do mercado de trabalho por meio de disciplinas como Residência de Software, que serão responsáveis por esta aproximação mediante experiências práticas, aprendizado acelerado, networking, entre outras”, explica a coordenadora da área de Exatas da Unit Sergipe, professora Elayne Emilia Santos Souza. 

Outra parceria importante é com o Google, por meio da plataforma Google For Education, que disponibiliza uma plataforma integrada com diversas ferramentas e conteúdo livre a todos os alunos e professores. Em 2018, a Unit recebeu o prêmio de primeira instituição de ensino superior no mundo como referência da plataforma.

O Grupo Tiradentes mantém ainda uma parceria de longa data com o Santander Brasil, que o apoia no Programa de Mobilidade Internacional Ibero-Americanas. Ele oferece bolsas por meio do Programa de Bolsas Santander Top España para acadêmicos que desejam estudar em países da América Latina, Portugal e Espanha. “ É muito importante contarmos com o suporte de quem apoia a educação superior no mundo. O projeto Santander Universidades tem esse objetivo e é responsável por conceder milhares de bolsas de estudos. Estarmos entre seus melhores parceiros para transformarmos a educação brasileira é motivo de orgulho para nós”, declarou o vice-reitor do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa Júnior.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: