ESTUDE NA UNIT
MENU

Universia: Unit participa de um dos maiores eventos educacionais do mundo

O 5º Encontro Internacional de Reitores Universia aconteceu no início do mês de maio na Espanha. E dentre os 700 líderes universitários de 14 países, estava o da Unit.

às 20h53
Presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, ao lado do presidente do Santander, Mário Leão
Presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, representa o reitor da Unit em evento internacional de líderes educacionais
Compartilhe:

Avaliar o papel das Universidades no futuro de uma sociedade que enfrenta desafios complexos, de desigualdade social, efeitos climáticos a fake news, foi o grande mote de discussão de um dos maiores eventos educacionais do mundo, o 5º Encontro Internacional de Reitores Universia, promovido pela Universia Santander

Com o tema “Universidade e Sociedade”, o evento foi realizado em Valência, considerada a capital europeia do Turismo Inteligente, situada na Espanha, e reuniu 700 líderes universitários, de 14 países.

Na programação, debates em torno de três eixos principais: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; redes e interconexão entre as universidades.

O presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, participou do evento, representando o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça. Segundo ele, foi possível constatar que a instituição sergipana segue atuando no caminho certo. “Foi bacana perceber que estamos endereçados em relação aos três eixos principais que o mundo todo está olhando. Além de termos podido aprender e ver as tendências, tivemos networking entre outras instituições e pudemos ver de perto o que está sendo feito ao redor do mundo”, pontua Klima.

A nova metodologia baseada em projetos aplicada pela Unit de forma pioneira em Sergipe, foi pauta do presidente Klima no Encontro Internacional. “Comentei do projeto Inova e sua matriz por projeto, e tive o retorno de líderes de instituições de outros lugares do mundo concordando que este é um caminho interessante a seguir diante dos três eixos principais discutidos”, comenta Luciano Klima. 

Mas o grande fruto obtido pelo Grupo Tiradentes deste evento foi a possibilidade de estreitar laços com a Universia Santander, por meio do Tiradentes Innovation Center (TIC). “Além de todo conhecimento adquirido e troca, tivemos o acesso a mais detalhes do investimento do Universia na educação: são cerca de 400 milhões de dólares aplicados nos países em que eles têm o Programa. E lançaram, ainda, a Declaração de Valência, em que consta sete prioridades que eles farão investimentos. Em um destes pontos, teremos a oportunidade de parceria com o TIC. Já estamos trabalhando nesta conexão”, afirma o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima.

Universia Santander

O 5º Encontro Internacional de Reitores Universia é parte do apoio que o Banco Santander, firmemente comprometido com o progresso rumo a uma sociedade mais sustentável, inclusiva e equitativa, oferece ao ensino superior há mais de 25 anos. Assim, o evento foca no papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável.

“As universidades terão um papel decisivo, promovendo os melhores e maiores avanços para promover mão de obra qualificada que atenda às demandas do mundo global e digital, que também precisa buscar o equilíbrio por meio da resiliência”, finaliza Klima. 

Leia mais: Presidente do Santander visita a Universidade Tiradentes

Compartilhe: