ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor da Unit também é autor de livro de poesias 

Intitulado: "Alguns versos perdidos que pensam ter te achado", o livro do professor Manoel Macedo, retrata a poesia concreta com algumas críticas sociais

às 20h16
Professor Manoel Macedo
Professor Manoel Macedo
Compartilhe:

O professor da Universidade Tiradentes (Unit), Manoel Macedo, está realizando a produção do seu 4º livro. Intitulado como: “Alguns versos perdidos que pensam ter te achado”, o livro traz uma seleção de poemas que eles escreveu desde a pandemia, mesclado um pouco a ideia dos ‘haicais’ com a essência da ‘poesia concreta’, abordando por meio da paixão algumas críticas sociais também. 

“A ‘paixão’ nos dá força para toda caminhada e desafio da vida, e creio que a crítica é função de todo artista que deseja ver a sociedade melhorar. Comecei a escrever essa coletânea em 2020, nas horas vagas, com o projeto visual sendo efetivado em 2022, mas como é uma produção independente e quase artesanal, o processo de impressão vai se adequando às possibilidades das gráficas que tenho contato, para diminuir os custos ao aproveitar certas linhas de produção”, conta.

Manoel ficou imerso na produção de cada etapa de seu livro. “Além dos versos que escrevi, também fiz as ilustrações e o projeto gráfico e diagramação, já que sou também professor de Design e sempre uso meus projetos para a sensibilização dos alunos. Mas penso que teria sido bom ter tido parcerias durante a construção do livro para cobrir os custos, que são altos”, declara.

O professor-poeta fala sobre a importância do incentivo para a produção de obras de artistas independentes. “Creio que toda produção da sensibilidade tem seu valor. A ideia por trás do livreto ‘Alguns versos perdidos que pensam ter te achado’ é que tudo o que for arrecadado com a sua venda seja revertido para o GACC, ajudando um pouco essa luta importante de ajuda às crianças com câncer, como já fiz em outra obra minha, ‘Poesia que não presta’, que lancei em 2009 no Campus Centro da Unit. Como o meu livro foi uma iniciativa pessoal, me responsabilizei com todo o investimento. Porém, espero contar com a Unit para, se possível, lançar essa obra para nossa comunidade acadêmica”, frisa

O professor-poeta fala sobre a dualidade das suas duas paixões. “Ser professor e ser poeta é viver mundos diferentes, mas não distantes. Creio que a educação precisa de mais proximidade entre aqueles que compõem o ‘universo’ do conhecimento e, para isso, é preciso sensibilidade. Parafraseando Fernando Pessoa: Navegar é preciso, assim como evoluir e sonhar. Meus poemas são, talvez, parte de mim ou de cada pessoa com quem tenho o privilégio de conviver. Para o bem ou para o mal, vamos aprendendo com os erros e acertos, mas os versos, a verdade no coração e a paixão devem prevalecer”, ressalta.

A previsão é de que o livro de Manoel seja lançado no mês de agosto. “Creio que, assim que o processo de encadernação seja finalizado, eu possa marcar o lançamento. Também pretendo fazer uma exposição das minhas ilustrações junto com o lançamento do livro”, diz.

Outras obras

Manoel Macedo, ou Manoel Dama, como gosta de assinar suas obras, já tem outros livros disponíveis nas plataformas digitais.

O livro “COLLAGE”  com ilustrações belíssima e de autoria própria, o livro “POESIA ESQUISITA”  com versos e o “Manual de Sobrevivência no BBB”  com humor e auto ajuda, esse com a toda a renda destinada às campanhas contra a fome durante a pandemia, estão disponíveis para venda no Amazon.

Leia mais: PPGD realizada palestra em alusão ao mês da Consciência Negra

Compartilhe: