ESTUDE NA UNIT
MENU

PPGD realizada palestra em alusão ao mês da Consciência Negra

Na ocasião, a egressa do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (Unit), Carla Caroline de Oliveira Silva, lançou seu livro “Bruxas do Plenário”

às 20h07
Alunos e coordenadora do PPGD, professora doutora Grasiella Vieira
Mestra em Direitos Humanos, Carla Caroline de Oliveira Silva
Compartilhe:

Em alusão ao mês da Consciência Negra, o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Tiradentes (Unit), realizou um encontro para debater temas sobre luta e vivências de negros no Brasil. Na ocasião, a egressa do mestrado, Carla Caroline de Oliveira Silva, além de ministrar palestra, lançou seu livro intitulado “Bruxas do Plenário”; Proposta de Visibilidade Feminina no Tribunal do Júri.

Durante a palestra, Carla que também é coordenadora da Comissão Étnico Racial da Associação Nacional de Defensores Públicos de Sergipe (Anadep), trouxe a importância de tratar da invisibilidade das violências institucionais ocorridas contra as mulheres trabalhadoras do tribunal do júri (advogadas e defensoras públicas) durante o exercício de sua atividade profissional.

“É um objeto de estudo pra mim muito importante porque traz o estudo sobre o machismo dentro do sistema. Como ele se perpetua, qual é o tipo de reprodução social que se dá nesse meio e porque que a gente ainda não conseguiu romper com essa prática discriminatória. O livro trata sobre essas características e analisa as dinâmicas sociais para fazer um melhor raio-x dessa situação. O livro tem como lócus o tribunal do júri, mas as dinâmicas analisadas servem para todo o sistema de justiça”, destaca.

Durante a palestra, também foi lançada a cartilha sobre os Direitos Humanos e a Consciência Negra, produzida pelos alunos do Programa. A coordenadora do PPGD, professora doutora Grasielle Vieira, fala sobre a importância de promover discussões que trazem ferramentas importantes para o enfrentamento da desinformação e garantir os direitos individuais e coletivos.

“Hoje estamos fazendo dois lançamentos: o livro da egressa do mestrado e a cartilha informativa produzida pelas egressas, alunos e professores do curso. Esse evento é resultado do trabalho que vem sendo realizado pelo PPGD. E a Universidade Tiradentes dá todo apoio e oportunidade para que os alunos possam produzir seus trabalhos e projetos e levar informação para toda a comunidade”, ressalta.

Mestrado e doutorado

Quem se interessar pela área e quiser lapidar uma carreira acadêmica promissora, pode se candidatar para participar do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unit. O edital está com inscrições  abertas até o dia 31 de janeiro de 2023. Confira o edital.

 

Leia mais: De estagiária a concursada na Defensoria Pública do Estado de Sergipe

Compartilhe: