ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit realiza I Encontro Científico em Esporte Paralímpico 

Com o tema: “A inclusão social do atleta paralímpico e da pessoa com deficiência”, os participantes do evento discutiram temas sobre o esporte paralímpico e inclusão social

às 12h24
I Encontro Científico em Esporte Paralímpico
I Encontro Científico em Esporte Paralímpico
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit), por meio do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) promoveu o I Encontro Científico em Esporte Paralímpico. Com o tema: “A inclusão social do atleta paralímpico e da pessoa com deficiência”, o evento, que ocorreu dos dias 26 e 27 de maio, contou com a presença de paratletas olímpicos, técnicos, pesquisadores e estudantes de cursos da graduação, mestrado e doutorado no Programa de Saúde e Ambiente.

O coordenador do evento e pós doutorando em Saúde e Ambiente com foco na área do esporte paralímpico, Divaldo Martins de Souza, destaca a presença do ex-nadador Clodoaldo Silva, falou sobre a sua experiência como paratleta no esporte brasileiro e representando a Academia Paralímpica Brasileira, o professor da Unicamp, doutor Edson Tomaz, que apresentou a interface do relacionamento entre a academia e o esporte paralímpico.

“As palestras, mesas redondas e debates foram voltados para a inclusão de pessoas com deficiência física ou intelectual na educação física e no esporte paralímpico. Falamos sobre as possibilidades de produção acadêmica e produção científica na área. Além de trazer a fala de representantes da Academia Paralímpica Brasileira para mostrar como eles podem auxiliar os pesquisadores na produção acadêmica do esporte paralímpico. Também estiveram presentes técnicos de times da seleção brasileira para falar como está sendo o preparo dos paratletas para as competições de 2024. E é claro, que os pesquisadores do LABIMH apresentaram suas pesquisas para a comunidade acadêmica”, destaca.

O coordenador do LABIMH, professor doutor Estélio Dantas, explica que a realização do evento se deu devido a necessidade de formar profissionais com um olhar mais atento para atender paratletas e pessoas com deficiências que desejam praticar esportes. “Uma parcela expressiva da população brasileira e mundial é de deficientes físicos. E são pessoas que têm necessidade especial. Então cabe a nós profissionais de saúde estarmos prontos para atender a esse pessoal. Eu e o professor Edivaldo, que está fazendo pós-doutorado em saúde, tivemos a ideia de fazer um evento que reunisse as pessoas da área para discutir sobre a Educação Física e o Esporte Paralímpico Brasileiro”, ressalta. 

O evento foi realizado em formato híbrido para atender os participantes de fora do estado. Os conteúdos ministrados nas palestras estão disponíveis no canal do Youtube da Unit.

Leia mais: A neurociência da dor em atletas lesionados 

Compartilhe: