ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa Unit realiza residência médica no Rio de Janeiro

Cássia Lorena Dantas Rodrigues faz parte do grupo de egressos da Universidade Tiradentes que se destacaram nos processos seletivos 2023.1

às 12h53
A egressa do curso de Medicina da Unit, Cássia Lorena Dantas Rodrigues
A egressa do curso de Medicina da Unit, Cássia Lorena Dantas Rodrigues
Compartilhe:

A egressa do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Cássia Lorena Dantas Rodrigues, está realizando sua especialização em Medicina Intensiva no Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), no Rio de Janeiro. 

Ela faz parte do grupo de egressos da Universidade Tiradentes que se destacaram nos processos seletivos. O HFSE, vinculado ao Ministério da Saúde, é referenciado para atendimentos de média e alta complexidade. Além de cirurgias de grande porte, o Hospital disponibiliza tratamento em mais de 45 serviços especializados como maternidade de alto risco, oncopediatria (tratamento do câncer), neurocirurgia e cuidado de doenças infectocontagiosas.

O HFSE, localizado no bairro da Saúde, se destaca também na área de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação em serviços no Programa de Residência Médica, um dos primeiros no país, e que conta atualmente com 37 programas credenciados pelo Ministério da Educação.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, a aprovação de Cássia é o resultado do compromisso enquanto estudante e da responsabilidade da Unit em preparar profissionais capacitados para o exercício da profissão. “O curso de Medicina da Unit oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, com professores muito bem qualificados e oportunidades de atuação em diversos campos de estágio. O número de egressos que estão fazendo especialização e exercendo a Medicina representa a confirmação da qualidade de ensino da Unit. Para eles, é a recompensa pelo compromisso com os estudos e com o aprendizado. Uma boa residência médica abre portas e ajuda a atingir excelência na especialidade médica”, destaca.

Para a coordenadora, a aprovação de Cássia é um motivo de orgulho, pois reafirma o compromisso da Universidade Tiradentes em formar profissionais aptos para exercer plenamente suas funções. “A Unit oferece para os alunos de Medicina o método de aprendizado baseado no Problem Based Learning (PBL). Isso impacta positivamente a jornada de aprendizagem deles, como foi o caso de Ramilly. Ela teve comprometimento nos estudos e teve como recompensa a aprovação na residência médica em uma instituição de renome”, ressalta. 

O método PBL permite ao aluno autonomia com relação ao processo de aprendizagem. “Ao exercitar o conhecimento prévio, combinando com as teorias aprendidas, gera uma aprendizagem significativa. Além disso, promove a argumentação crítica, liderança e capacidade de comunicação. Isso resulta em um amadurecimento profissional do aluno”, conclui. 

*Com informações do HFSE

Leia mais: Egressa Unit realiza residência médica em Pediatria

Compartilhe: