ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes dos cursos de TI participam do 1ª Demoday da Unit com Porto Digital

A iniciativa promovida pela Unit em parceria com o Porto Digital reúne estudantes para desenvolver tecnologias voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

às 19h44
1ª Demoday Unit e Porto Digital
1ª Demoday Unit e Porto Digital
Compartilhe:

Alunos do 1º período dos cursos de Computação da Universidade Tiradentes (Unit) tiveram a oportunidade de apresentarem suas startups, negócios e soluções tecnológicas, voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para possíveis investidores durante o Demoday. O evento ocorreu após participarem do programa de pré-aceleração e aceleração conduzido pela Unit em parceria com o Porto Digital. A 1ª edição do evento ocorreu na última sexta-feira, 02, no campus Farolândia.

A apresentação foi realizada por 10 squads, equipes formadas por estudantes do primeiro período dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eles se reuniram para criar e desenvolver protótipos de software que ajudem a solucionar questões e problemas ligados aos 17 ODS, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe a melhoria de indicadores e políticas públicas e qualidade de vida em todos os países. 

O coordenador da residência do Porto Digital, Rodrigo Pereira, ressalta que o evento é uma grande oportunidade para abrir portas para os alunos. “É uma felicidade imensa para nós do Porto Digital estarmos aqui promovendo o Demoday. Estamos sendo muito bem abraçados em Aracaju pela Unit. Começamos esse trabalho com a Unit lá em Recife e hoje temos mais de dois mil alunos envolvidos, e também temos o incentivo do poder público. Isso mostra o quanto tem dado certo. Esse foi só o primeiro passo, semestre que vem tem muito mais. As empresas farão parte do programa e os alunos irão começar a se relacionar com elas. Por isso é muito importante que as empresas que tenham setor de TI façam parte dessa iniciativa para nos ajudarem a formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho”, destaca.

Além de apresentar o potencial de estudantes que já começam a se destacar no mercado de trabalho, Demoday também busca estreitar laços e estabelecer parcerias na área de tecnologia em Sergipe. “A Universidade Tiradentes reformulou os cursos de tecnologia junto com o Porto Digital para melhorar a qualidade dos profissionais que estamos entregando para o mercado de trabalho. Aqui estão os alunos do primeiro período que já estão mostrando o seu trabalho para as empresas e para sociedade. E isso é muito importante porque porque a gente não quer formar só pro mercado, a gente quer formar para que eles estejam prontos pros desafios do século 21. Então, começamos com problemas envolvendo as ODS para que eles encontrem soluções para problemas mundiais. Após o desenvolvimento dos projetos, eles apresentaram para as empresas, se elas se interessarem e investirem ficam por conta dos alunos entregar resultados”, destaca a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado. 

As atividades fizeram parte da disciplina Ideação e Prototipação de Software. Os protótipos serão apresentados a empresários e representantes de órgãos públicos, que terão a chance de conhecer diretamente os projetos desenvolvidos pelos alunos da Unit. Um dos sócios fundadores do cursinho on-line Explicaê, Bruno Oliveira, também participou do evento. Ele conta que está bastante animado para ver o que os alunos prepararam para o 1ª Demoday. 

“Quando recebi o convite para participar confesso que fiquei surpreso e bastante animado para ver o que os alunos do 1 período tem preparado. Para mim, os momentos que eu mais aprendi na minha carreira foram os intercâmbio e de troca de experiências. E eu acho que o mais importante disso tudo é ver a Unit conectada com o Porto Digital entregando eventos desse porte onde os seus alunos terão a noção de que não é só codificar, escrever código, programar e ter ideia. Eles precisam tirar isso do papel para impactar de fato a sociedade, para gerar um um impacto positivo pras pessoas, transformar um pouquinho o mundo, Esse é o primeiro passo para que esses jovens estudantes tenham experiências sobre o mercado de trabalho. Esse é o ponto mais importante”, afirma.

Para os estudantes, essa foi uma grande oportunidade de apresentar o potencial dos seus projetos. O estudante do curso de Ciências da Computação, Pedro Arthur, explica que o surgimento da sua startup se deu após uma pesquisa sobre o acesso de saneamento básico no estado. Durante as pesquisas, ele e seu grupo chegaram a conclusão que há a necessidade de levar recursos hídricos para a população.

“O meu projeto se chama Spide 8 e é sobre um aplicativo que seria uma ponte informacional entre a pessoa jurídica de empresa de água e saneamento de uma pessoa física. O nosso aplicativo serve como substituto aos aplicativos tradicionais porque foca na informação rápida e na ampliação dos serviços, como por exemplo, no saneamento emergencial, que seria comunicado às prestadoras de serviço. Além disso, nós como uma startup, uma empresa, uma pessoa ou pessoa jurídica, nós também teríamos ações próprias que vinham através de doação e merchandising. Ou seja, esse dinheiro investido que seria além das assinaturas das pessoas jurídicas será usado para investir em ações como a doação de caminhão pipa”, conta. 

O evento foi aberto para todos os públicos, inclusive para os familiares dos alunos da Unit. Para Carlos Abreu, pai do aluno do curso de Ciências da Computação, Pedro Arthur, estava com grandes expectativas para o resultado da premiação. “Meu filho está iniciando o curso. Ele está cursando o primeiro período e nos pegou de surpresa com o convite de vir assistir o Demoday. Fiquei bastante feliz porque ele nos incluiu no ambiente acadêmico. Os pais às vezes imaginam um curso, uma determinada profissão para os seus filhos, mas a gente deixou que ele escolhesse o curso dele. E a gente tá bastante satisfeito, principalmente sendo surpreendido com esse evento que eu acho de grande importância para os alunos que estão iniciando a graduação para que eles tenham uma noção do que o curso pode lhes oferecer e a assim se identificar com a futura profissão”, diz. 

“Ele escolheu esse curso, escolheu a Unit e estamos mais do que satisfeitos em estarmos aqui hoje. Estamos até surpresos porque ele está participando de uma apresentação tão importante para ele e para sua futura profissão. Ele está sendo avaliado por professores e profissionais que estão nesse mercado da tecnologia e para um aluno do primeiro período isso é muito importante. O curso superou as nossas expectativas. Acredito que daqui por diante coisas bem melhores virão, e acho que isso para nós pais sedimenta a escolha dos nossos filhos”, declara Edjane Matos de Abreu, mãe do estudante Pedro Arthur.

Premiação

Foram premiados os grupos que apresentaram protótipos que visam o melhoramento da qualidade de vida e sustentabilidade. As atividades fizeram parte da disciplina Ideação e Prototipação de Software. Os ganhadores classificados em primeiro lugar terão uma aceleração dos seus projetos no Tiradentes Innovation Center (TIC).

1º – Squad 17 – FLUFFY
2º – Squad 14 – Trevo
3º – Squad 34 – ODS explorer

Leia mais: Demoday reúne projetos de tecnologia voltados à ODS

Compartilhe: