ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso de Medicina da Unit realiza residência na Unifesp, em São Paulo

João Pedro Costa Machado Teles foi aprovado na especializado de Otorrinolaringologia na Escola Paulista de Medicina

às 13h03
Egresso de Medicina, João Pedro Costa Machado Teles
Egresso de Medicina, João Pedro Costa Machado Teles
Compartilhe:

A excelência do ensino da Universidade Tiradente (Unit) proporcionou a 17 egressos do curso de Medicina se destacarem nas aprovações para realizar as residências médicas de diversos hospitais brasileiros. João Pedro Costa Machado Teles foi aprovado para realizar sua residência médica em Otorrinolaringologia na Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

A Escola Paulista de Medicina, que deu origem à universidade, foi fundada em 1933 como uma escola de medicina privada na Vila Clementino. Em 1938 foi inaugurada no mesmo bairro a Escola Paulista de Enfermagem e o Hospital São Paulo, usados como centro de pesquisa e extensão universitária. Com o passar dos anos se sustentou por meio de recursos privados e subsídios governamentais até ser nacionalizada como instituição federal em 1956. 

O curso de Medicina foi classificado em 1º lugar no Ranking Universitário da Folha de S.Paulo de 2016, avaliação feita entre as universidades do país. Em 2022, a Unifesp apareceu entre as melhores universidades da América Latina (4º lugar) pela Times Higher Education, sendo a 3ª melhor universidade brasileira e a primeira universidade federal do país. É reconhecida pelo Ministério da Educação como uma das melhores instituições de ensino superior do país, possuindo nota máxima no Índice Geral de Cursos de 2019.

Após uma longa jornada de estudos durante a graduação, o estudante teve sua aprovação na Unifesp. Para a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, esse resultado se deve ao comprometimento da Universidade em preparar profissionais capacitados para o exercício da profissão. 

“O curso de Medicina da Unit oferece toda a estrutura necessária para que os estudantes possam extrair o melhor do aprendizado que lhes é oferecido. Os nossos professores são muito bem qualificados e compartilham muito além do didático, compartilham experiências profissionais. Além da estrutura, o curso oferece oportunidades de atuação em diversos campos de estágio. O número de egressos que estão fazendo especialização e exercendo a Medicina representa a confirmação da qualidade de ensino da Unit. Para eles, é a recompensa pelo compromisso com os estudos e com o aprendizado. Uma boa residência médica abre portas e ajuda a atingir excelência na especialidade médica”, afirma.

A coordenadora explica que a residência médica é um passo muito importante para os recém formados se consolidarem em uma área específica. “O ingresso na residência médica nessas instituições mostra que eles estão a nível de excelência nacional. Temos egressos que estão fazendo residência em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia Intensiva”, destaca.

Para a coordenadora, a aprovação de João Pedro é um motivo de orgulho, pois reafirma o compromisso da Universidade Tiradentes em formar profissionais aptos. “A Unit oferece para os alunos de Medicina o método de aprendizado baseado no Problem Based Learning (PBL). Isso impacta positivamente a jornada de aprendizagem deles, como foi o caso de João Pedro. Ele teve comprometimento nos estudos e teve como recompensa a aprovação na residência médica em uma instituição de renome. É uma satisfação ver os nossos alunos alçando novas conquistas para a carreira profissional deles”, afirma. 

*Com informações da Unifesp

Leia mais: Egressa Unit realiza residência médica no Rio de Janeiro

Compartilhe: