Com estruturas de ponta, parcerias com instituições locais e um corpo docente qualificado, a Universidade Tiradentes (Unit) vem emplacando bons resultados em exames nacionais e internacionais de admissão em programas de residência médica. Foi assim que a egressa do curso de Medicina, Yasmin Oliveira Santos foi aprovada para fazer parte da equipe de residentes médicos em Cirurgia Geral no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).
A Unit possui uma parceria de longa data com o Hospital que há mais de 30 anos atende as demandas da população sergipana. Possuindo 596 leitos: unidades de leitos críticos, duas UTIs adultas, uma CTI pediátrica, atendimento de urgência em várias áreas, mas a referência em assistência, o HUSE é referência no atendimento em traumatologia, destaca-se por prestar atendimentos de urgências e emergências de média e alta complexidade, seja ela adulta ou pediátrica.
Segundo a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, a Unit realiza parcerias para colaborar na formação dos alunos. “A Universidade Tiradentes tem um forte compromisso com a sociedade para formar profissionais aptos para exercer suas funções com excelência. O curso de Medicina da Unit oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, com professores muito bem qualificados e oportunidades de atuação em diversos campos de estágio para preparar profissionais capacitados para atuar nas mais diversas areas”, destaca.
Um dos principais segredos do sucesso do curso de Medicina da Unit é o PBL (Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas). “Essa é uma técnica moderna de ensino baseada na prática intensiva e na aprimoração da capacidade do aluno de buscar e gerar soluções, em meio ao dia-a-dia do trabalho médico. Temos alunos comprometidos em se especializar nas diversas áreas da medicina é um bom indício de que a Unit estimula o aprendizado nas mais diversas áreas da saúde”, afirma.
Ainda de acordo com Lis, o método PBL permite ao aluno autonomia com relação ao processo de aprendizagem. “Ao exercitar o conhecimento prévio, combinando com as teorias aprendidas, gera uma aprendizagem significativa. Além disso, promove a argumentação crítica, liderança e capacidade de comunicação. Isso resulta em um amadurecimento profissional do aluno”, pontua.
Com informações do site Sanar
Leia mais: Egresso de Medicina da Unit realiza residência na Unifesp, em São Paulo