ESTUDE NA UNIT
MENU

Serviço de Acolhimento ao servidor do SAMU 192 Sergipe é tema de projeto

Piloto faz parte do projeto Inova Tiradentes, metodologia de ensino baseada em projetos, que contempla Práticas Inovadoras de Pesquisa e Extensão (PIPEX).

às 13h51
Compartilhe:

Fruto da parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o curso de Enfermagem, vinculado ao projeto Inova Tiradentes, da Universidade Tiradentes (Unit), foi realizado no último dia 15, um evento de culminância do projeto piloto “Serviço de Acolhimento ao Servidor do SAMU”. A iniciativa faz parte das Práticas Inovadoras de Pesquisa e Extensão (PIPEX) que os alunos do 1º período participam.

O evento celebra o sucesso do projeto piloto cujo objetivo foi identificar a situação de saúde mental dos colaboradores do SAMU 192 Sergipe.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Geisa Lima, ao finalizar a aplicação do projeto piloto, é fundamental a discussão dos resultados entre a comissão científica do SAMU, corpo docente, discente e gestores da extensão e pesquisa da Unit. “O projeto é uma proposta de acolhimento aos profissionais do SAMU 192 Sergipe que busca ouvir e dar encaminhamento adequado às questões relacionadas ao trabalho; e que possam estar causando falha na estabilidade emocional, necessária ao bom desempenho profissional, pessoal, humano”, pontua a coordenadora.

Os alunos começaram a jornada acadêmica diante de uma demanda significativa e real. Sendo assim, o SAMU constitui-se em um local de aprendizado contínuo onde além de tudo o acadêmico pode exercer sua cidadania realizando devolutivas importantes à sociedade. “Há quase 21 anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presta relevantes serviços à sociedade sergipana e desperta interesse em todos os acadêmicos da área de saúde como futuro campo de trabalho. Ter o SAMU como nosso parceiro no PIPEX é maravilhoso, e esse momento só fortaleceu ainda nossa parceria”, considera Geisa Lima.

Projeto Inova Tiradentes

Pensando em um ensino aprendizagem cada vez mais eficaz, a Universidade Tiradentes (Unit) apresentou para o primeiro semestre de 2023, o projeto Inova Tiradentes. Seu grande diferencial é a metodologia de ensino que passa a ser aplicada por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI por aumentar a motivação dos estudantes em aprender, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades colaborativas.

No Inova Tiradentes, os alunos de 1º período atuam com questões e problemas reais, advindos de demandas da sociedade, inclusive, colaboram na criação de soluções e apresentam os resultados das intervenções. Além de entender mais ativamente sobre os conteúdos propostos, o estudante se capacita para o mercado de trabalho desde cedo, contribuindo com o desenvolvimento social.

Todo esse movimento é resultado de um processo de reestruturação curricular de cursos da graduação da Unit. Inicialmente, seis cursos estão envolvidos, são eles: Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Administração, Engenharia Mecatrônica e Direito


Leia mais: 1ª Mostra PIPEX reúne alunos do Projeto Inova Tiradentes

Compartilhe: