ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe aluno norte-americano para estudar Medicina

Benjamin Cole escolheu a Universidade Tiradentes para conhecer o Sistema Único de Saúde e aprender práticas médicas focadas em atenção primária

às 12h35
Boas-vindas ao estudante norte-americano, Benjamin Cole
Boas-vindas ao estudante norte-americano, Benjamin Cole
Compartilhe:

Estar pela primeira vez em uma universidade é desafiador para qualquer estudante, imagine para alguém que vem de outro país para estudar durante alguns períodos em uma instituição estrangeira. Foi assim com o estudante norte-americano, Benjamin Cole, que escolheu a Universidade Tiradentes (Unit) como anfitriã para realizar um período de práticas médicas focadas em atenção primária. 

Ele conta que inicialmente fez contato com um médico de Santos, em São Paulo, mas a proposta não atendeu suas expectativas. “Durante as minhas pesquisas para vir ao Brasil vi que a Unit estava oferecendo algo mais completo e escolhi vir para cá para viver essas experiências. Eu queria vir para o Brasil para conhecer o sistema público de saúde, nós não temos isso nos Estados Unidos. Quero muito conhecer as Unidades de Saúde Básica (UBS), como funciona o serviço de saúde pública e quais as técnicas focadas na atenção primária”, diz. 

Para ele, estar vivendo essa experiência é uma grande oportunidade de aprender técnicas diferentes do que já está acostumado. “Fui muito bem recepcionado pela minha buddy que me deu as boas-vindas me levando para conhecer os pontos turísticos de Aracaju. Tenho muitas expectativas para esse período que estarei na Unit. Pretendo aprender portgues, o portugues médico para atender melhor os pacientes brasileiros que procuram atendimento médico em Boston. Lá tem uma grande população de brasileiros e é importante ter uma boa comunicação Também quero experimentar coisas novas na área da Medicina, novas técnicas, novas abordagens. Além disso, também quero aproveitar para conhecer essa cidade maravilhosa e aproveitar a praia. O clima daqui é bem diferente do que estou acostumado. Então acho que vai ser bem legal minha estadia aqui”, declara.

Por meio do Programa Buddy da Unit e com o apoio dos alunos do curso de medicina Sofia Mitidieri, Gabriel Pedro e Natália Palazoni, a recepção aconteceu na Gerência de Relações Internacionais e na Coordenação de Medicina. O tour seguiu pelo campus com a apresentação do ciclo básico, aulas tutoria, Centro de Simulação Realística e no Centro de Treinamento Cirúrgicos. 

A estudante do curso de Medicina, Sofia Mitidieri, foi a responsável em fazer o primeiro contato do aluno visitante com a instituição. Ela conta que essa é a sua primeira experiência como anfitriã e está sendo muito positiva e divertida.

“Ser Buddy me possibilita ter uma troca enriquecedora com o intercambista que está vindo de outro país. O Buddy faz esse intercâmbio entre aluno e instituição, acolhendo e dando suporte não só nas aulas, mas também mostrando uma cultura tão diferente do país de origem. A experiência tem sido muito divertida. O Benjamim é uma pessoa super leve, tranquila. Quando o buscamos no aeroporto levamos ele para uma caminhada na orla. Ele conheceu os nossos pontos turísticos, o caranguejo, os Arcos da Orla e o Projeto Tamar. Ver a empolgação dele com as coisas que já são do meu cotidiano é muito divertido. Estou planejando levá-lo pra um forró, apresentar a Praça Formosa e outros locais bem legais da cidade. Quero que ele se sinta acolhido e bem quisto para que ele fale muito bem da Unit por onde for”, declara.

Programa Buddy

O Buddy é um programa de acolhimento que visa auxiliar o aluno internacional durante sua transição e adaptação à mobilidade acadêmica. De acordo com a gerente de Relações Internacionais, Selen Ive Carneiro, Benjamin é um aluno PREMED, ou seja, está no início do curso e depois irá aplicar para a Medicina. “Ele veio ter uma experiência observacional, mas também prática sobre a saúde primária do Brasil. Ele vai ter acesso a Universidade, a estrutura, as aulas teóricas e práticas. Mas a nossa intenção é trazer ele pra perto da gente, apresentar a estrutura organizacional do Sistema Único de Saúde, como é o dia a dia do atendimento médico e todo o impacto social que a saúde pública administra”, destaca. 

O Programa Buddy é permanente, ou seja, as inscrições ficam abertas durante todo o ano para os alunos realizarem as inscrições. Através de um processo seletivo a Gerência de Relações Internacionais colocará o aluno Tiradentes em contato com o visitante.

“Os alunos anfitriões dão suporte aos estudantes incoming durante a nova experiência. São responsáveis no acompanhamento e orientações práticas em transporte, moradia, vistos e planejamento financeiro. Também auxiliam em questões burocráticas e institucionais, e nas atividades de socialização, como o lazer e turismo”, explica. 

Participando do Programa o aluno da Unit recebe um  Certificado de Extensão, além de ter a chance de fazer amizades internacionais. Os interessados em se tornar um Buddy podem realizar a inscrição por meio do formulário.

Leia mais: Conheça os programas de internacionalização disponíveis em 2023

Compartilhe: