ESTUDE NA UNIT
MENU

Idosas do PAIMI celebram as festividades juninas

Bandeirolas coloridas, vestidos floridos, estampas de xadrez, comidas típicas e muito forró marcam a tarde recreativa para celebrar a tradicional festa de São João

às 13h10
Idosas do PAIMI celebram as festividades juninas
Idosas do PAIMI celebram as festividades juninas
Compartilhe:

Para o nordestino o mês de junho é voltado para comemorar as tradições. Bandeirolas coloridas, vestidos floridos, estampas de xadrez, comidas típicas e muito forró marcam as celebrações dos festejos juninos do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (Paimi). A sala de dança da Universidade Tiradentes (Unit) foi cuidadosamente decorada para festejar os três santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Para a coordenadora do programa, Zulnara Mota, celebrar as tradições juninas é uma forma de manter acesa a chama das assistidas. “É muito importante para nós integrantes do PAIMI realizarmos atividades com danças e dramatizações porque elevam a nossa autoestima. Nós damos a oportunidade e autonomia para que nossas idosas montem a coreografia, ensaiem a dramatização da peça junina que vai ser um casamento caipira meio picante. Tudo foi ideia delas. E isso é uma maneira de valorização. Elas se sentem importantes e mais animadas. E essa é a função do PAIMI, resgatar a autoestima e autonomia das integrantes”, ressalta. 

A professora de Educação Física, Zila Santos Mendonça, foi convidada para fazer a marcação da quadrilha. Ela conta que há três anos participa das festividades juninas do PAIMI. “Acho que essas festividades trazem uma grande nostalgia. Elas lembram da época da juventude e se animam para fazer as apresentações aqui. As marcações da quadrilha que fazemos é bem tradicional, e isso faz com que elas interajam, assim trabalhamos o emocional e a mobilidade do corpo. Essa atividade de dança vai além do lúdico, nos permitindo avaliar a saúde física e mental, e assim, desenvolver outras dinâmicas que acompanhem o ritmo delas”, salienta.

Dona Eliene Dantas de Mendonça, 74 anos, aproveitou os festejos dançando muito com suas amigas. “Essa festa é maravilhosa. estou me sentindo muito bem e feliz em estar aqui comemorando o São João. Foi uma tarde maravilhosa, dancei, brinquei, comi e me diverti muito. Elas preparam tudo com muito carinho pra gente. É um incentivo enorme que o PAIMI nos dá porque a gente não tem a oportunidade de sair pra dançar, mesmo que a gente vá pra uma festinha a gente fica meio recatada.  E aqui a gente se sente viva. Dançando a gente esquece tudo, esquece os problemas, esquece as dores, esquece a tristeza. Aqui eu lembro como eu sou feliz”, diz.

Para dona Natália da Cruz Santos, 63 anos, as festividades promovidas pelo PAIMI são a sua oportunidade de se distrair e ser feliz. “Eu não vou pra rua dançar quadrilha, mas aqui no PAIMI eu posso. Agradeço muito a Deus pela vida de dona Zulnara e da nossa madrinha dona Amélia. Elas são muito importantes para nós. Estão sempre preocupadas em fazer festinhas como essa pra gente brincar e se distrair. Elas não imaginam como são importantes para nós. Aqui eu sou muito feliz. Aqui nossa mente melhora, nosso corpo fica mais saudável e fazemos amizades muito importantes. Nós que já estamos velhas é mais difícil fazer amizade porque a gente não sai muito, mas aqui eu tenho muito amizade com todas e a gente se diverte muito juntas”, declara.

PAIMI

De acordo com a coordenadora do PAIMI, as atividades serão retomadas no dia 07 de agosto. “Iniciaremos o segundo semestre com 4 novas integrantes para completar o grupo total de 60 idosas. No primeiro semestre contamos com 56 idosas inscritas no programa e que estiveram envolvidas nas diversas atividades realizadas com os professores e alunos dos cursos de Fisioterapia sob a supervisão da professora Jane Aquino, Nutrição com a professora Sandra Maia, Farmácia com a professora Kathlyn Pinheiro e teremos estudantes do curso de Direito que serão supervisionados pela professora Hannah Linhares que está a frente das disciplinas extensionistas”, explica.

Além do acompanhamento com com os estudantes dos cursos das áreas da saúde, as idosas também são atendidas pelo Projeto Masterfitts. “É muito importante para as idosas do Paimi esse contato com os professores e alunos dos diversos cursos porque trouxe para elas conhecimentos e um bom relacionamento social. Para o segundo semestre pretendemos dar continuidade às atividades do Paimi com os professores e acadêmicos para proporcionar qualidade de vida para as nossas idosas”, afirma. 

O PAIMI também desenvolve diversas atividades lúdicas, entre elas a psicomotricidade com música para ativar a memória e reflexos, ministrada pela professora e pedagoga, Maria José de Souza Santos. “No segundo semestre daremos continuidade às atividades dinâmicas que promovem a integração e criatividade das assistidas. Nos meses seguintes seguiremos o calendário festivo e realizaremos atividades para contemplar as datas festivas como o Dia do Folclore, Mês do Idoso, Halloween e a nossa tradicional Confraternização Natalina”, conclui.

Por Quesia Cerqueira e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)


Leia mais: Estudantes participam de Arraiá Solidário das Ligas de Enfermagem

Compartilhe: