ESTUDE NA UNIT
MENU

Reitor da Unit recebe visita do Embaixador da Irlanda 

O intercâmbio cultural por meio da tecnologia, pesquisa e inovação foi pauta da visita do Embaixador da Irlanda no Brasil à Unit.

às 15h09
Compartilhe:

O saber fazer da renda irlandesa produzida no município de Divina Pastora se tornou Patrimônio Histórico e Imaterial de Sergipe e chamou a atenção do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy. Na programação de visita a Sergipe, o representante diplomático visitou a Universidade Tiradentes (Unit), neste dia 26, a fim de dialogar e promover o intercâmbio cultural também por meio da ciência e inovação.

Para o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Saumíneo Nascimento, a oportunidade de apresentar ao embaixador da Irlanda o que a Unit representa para o desenvolvimento do estado é única. “Não somente para Sergipe mas para o Brasil por meio do nosso Centro de Inovação em tecnologia voltada para a Educação e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP)”, conta.

Saumíneo revela a possibilidade de incluir a Irlanda como destino para os alunos da Unit por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica. “Vamos discutir a firmatura de prováveis convênios com universidades da Irlanda por meio do nosso departamento de internacionalização. Inclusive, no passado, tivemos alunos da Unit que através do ‘Ciências sem Fronteiras’, realizaram estágio na Irlanda. Portanto, esta é uma oportunidade de fortalecer os laços de educação do Brasil com a Irlanda através da Universidade Tiradentes”, revela.

O embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, acredita no potencial da Educação para tratar de pautas emergentes do Brasil. “Essa é nossa primeira oportunidade de visitar a Universidade Tiradentes e é muito importante porque na Irlanda essa área de ciências e tecnologia é forte. Hoje pensei em muitas coisas, como educação universal e sobre mudanças do clima. Em 2025, o Brasil terá a COP30 em Belém (PA) para discutir sobre nosso futuro e precisa de tecnologia. Queremos usar nossos recursos de uma maneira mais prática, afinal, a eletricidade do Brasil é 87% sustentável. Parabéns pela plataforma de ensino que é a Unit”, diz. 

“Queremos avançar na tecnologia para gerar mais empregos. Nesse momento, estamos envolvidos em Brasília com o Ministro de Ciências e Tecnologia para assinarmos um acordo esse ano para fazer ligações em todo o Brasil”, finaliza Hoy.

A visita do representante diplomático emociona o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa. “Fico envaidecido com esse presente de Deus que é a oportunidade de receber uma autoridade diplomática em um de nossos campi de Sergipe. Espero que nossa estrutura e capacidade técnica e acadêmica não os decepcione, e que a Unit possa contribuir por meio da Educação nas missões diplomáticas da Irlanda no Brasil e no mundo também por meio dos intercâmbios acadêmicos que nossos estudantes realizam”, avalia Uchôa.

O objetivo da visita da comitiva da Embaixada Irlandesa à Sergipe é ampliar o conhecimento sobre a produção singular desse artesanato que se perdeu no seu país de origem, a Irlanda, mas se fortalece a cada dia na cidade de Divina Pastora e no estado sergipano. “A renda irlandesa, no mundo, só se produz em Sergipe e a vinda do embaixador traz esse reconhecimento da importância cultural do estado de Sergipe e dos laços que unem o Brasil e a Irlanda há tanto tempo. E com a Universidade Tiradentes estende-se os laços ao intercâmbio de conhecimentos tendo a Unit como produtora de conhecimento e parceira do desenvolvimento do estado de Sergipe”, considera o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles.

Na ocasião, a comitiva do embaixador ainda teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre as iniciativas realizadas no Centro de Inovação da Unit, o Tiradentes Innovation Center. “Apresentamos o que estamos promovendo para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do estado de Sergipe. É um momento único em que podemos apresentar as mais de 20 startups. Uma satisfação muito grande poder mostrar nosso Centro ao embaixador, na essência, funcionando, desde crianças que estão hoje no FAB LAB iniciando todo o caminho de criatividade e inovação, até mostrar os empresários que estão investindo no estado de Sergipe e na inovação por meio de startups”, considera o presidente do Tiradentes Innovation Center, Domingos Machado.

Entre as programações promovidas pelo governo em parceria com instituições de fomento ao ensino e à cultura, o embaixador ainda visitou a Universidade Federal de Sergipe, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), o município de Divina Pastora para conhecer de perto da renda irlandesa produzida no município, o Museu da Gente Sergipana, além dos festejos juninos que acontecem em todo o estado.

Com informações da Asscom Seteem

Leia mais: Embaixador de Israel no Brasil visitou a Universidade Tiradentes

Compartilhe: