ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos da Unit se preparam para participar do Projeto Rondon

De 13 a 30 de julho, oito estudantes de diversos cursos realizarão atividades extensionistas em Bonito-MS, pelo Projeto Rondon.

às 15h01
Estudantes que irão participar do Projeto Rondon 2023
Estudantes que irão participar do Projeto Rondon 2023
Estudantes que irão participar do Projeto Rondon 2023
Estudantes que irão participar do Projeto Rondon 2023
Compartilhe:

Os alunos que irão participar do Projeto Rondon 2023, em Bonito, no Mato Grosso, se reuniram para alinhar os preparativos da viagem. De 13 a 30 de julho, os estudantes de diversos cursos realizarão atividades de extensão voltadas para as áreas Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. O projeto é promovido pelo Governo Federal visando o desenvolvimento e bem-estar de comunidades carentes.

A professora da Unit, Ana Célia Goes Melo, idealizadora e coordenadora do projeto, explica que para participar, a Unit submeteu uma proposta de trabalho ao processo seletivo (Edital nº 1/2022 – CGPR/DPS/SEPESD/SG/MD) das instituições de ensino superior para participação nas Operações Sentinelas Avançadas e Guaicurus a serem realizadas em 2023. Essa será a sétima edição. Anteriormente a professora já liderou projetos em São Paulo, Paraná, Maranhão, Pará, Alagoas, Sergipe e agora no Mato Grosso.

Com mais de 98 pontos, a Unit foi classificada em 4º lugar a nível nacional entre 12 instituições públicas e privadas de todo o Brasil.  Ela atribui essa classificação à apresentação de uma proposta apropriada que atende aos pré-requisitos exigidos no edital. “Nosso trabalho vai atender as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Os estudantes que irão participar, são dos cursos de medicina, direito, enfermagem, educação física, serviço social e psicologia, além das duas docentes: Carla Porto e eu”, comenta.

Ela destaca que as oficinas foram listadas pelo Ministério da Defesa (MD), por meio do Departamento de Projetos Sociais. “Para chegar a idealização do projeto realizamos uma viagem precursora para a comunidade para entender quais as demandas e se estavam de acordo com as propostas submetidas à avaliação. Após essa visita, incluímos novas propostas que atendessem as necessidades do município”, ressalta.

Na última terça-feira, os estudantes se reuniram para acertar os detalhes pré viagem. O estudante do 7º período de Medicina Campus Estância, Thalisson Dheison Alves Cássia, está animado para a viagem. “Estou repleto de expectativas. Afinal, o Projeto de Extensão integra práticas, teorias e vivências comunitárias, ou seja, fortalece o meu contato com o lado social e maximiza o meu espírito de coletivismo, pois através do Projeto irei conseguir um verdadeiro intercâmbio das vivências regionais, das experiências locais atribuídas e adquiridas em minha carreira acadêmica para efetuar trocas  de conhecimentos, culturas e ações com as comunidades no estado do Mato Grosso do Sul”, afirma. 

Thalisson tem grandes expectativas em sua participação no Projeto. “Essa será experiência única tanto pessoal quanto acadêmica. A minha atuação no Projeto será pertinente em levar as informações mais atuais sobre os mecanismos sociais. Serão realizadas diversas atividades junto às comunidades abordando novas ideias para agregar e modificar as experiências realizadas naquele município, ou seja, serão abordadas atualidades em relação a saúde, capacitações em relação ao controle social, dinâmicas de grupos, treinamentos sobre os dispositivos sociais e suas vias de acesso”, esclarece. 

O estudante diz que o Projeto Rondon 2023 é uma extensão extremamente convidativa. “Nele, consigo ultrapassar as barreiras da minha Universidade e adentrar na comunidade com novas concepções e valores para somar as experiências locais. Por fim, estou com as malas prontas e recheadas de boas experiências, palestras, ações, capacitações, paródias e dinâmicas, ou melhor, tudo pronto para desenvolver benefícios para aquelas comunidades”, salienta.

A estudante de Direito Campus Farolândia, Laís Paloma, também está muito animada para embarcar nessa viagem. “Estou muito ansiosa e animada. Os trabalhos estão a todo vapor. Nossos trabalhos estão na reta final, apenas ajustando e alinhando tudo para que nossas oficinas sejam as mais proveitosas possíveis. Eu tenho contado os dias para esse momento que será inesquecível em minha vida. O Projeto Rondon é o maior projeto de extensão do país e fazer parte disso é muito gratificante e engrandecedor. Com certeza existirá uma Laís antes e outra depois de ser rondonista. Que venham os trabalhos”, declara.

O estudante de Enfermagem do Campus Estância, Adriano Santana, também está de malas prontas para a viagem. “Estamos mais que prontos para embarcar nessa viagem que promete nos dar uma lição de vida e cidadania. Na verdade, o projeto começa antes de chegarmos na comunidade onde iremos executar o projeto, pois desde que começamos a construir as oficinas fomos transformados, conhecendo novas culturas e realidades”, afirma.

Em sua primeira participação no Projeto, Adriano confessa estar entusiasmado pois a experiência será diferente de tudo que já viveu. Ele mora em Conde, um município do interior da Bahia e foi para Estância para estudar na Unit.

 “Sempre me empenhei em projetos voluntários, mas nunca participei de um projeto tão grandioso e transformador como o Rondon. Tenho altas expectativas para essa viagem, desde a experiência de viajar pela primeira vez de avião, até conhecer as necessidades individuais dos bonitenses e tenho certeza que todas as minhas expectativas serão superadas. Acredito que farei muito mais do que imagino, pois o Projeto é muito grande e pode nos fazer mudar os planos. Mas como acadêmico do 8º período de Enfermagem, irei executar atividades na área da saúde, falando sobre arboviroses, hipertensão e diabetes, vacinas e primeiros socorros. Estou super animado para essa experiência”, pontua.

Leia mais: Intercambistas do ProMAI fazem a última reunião de preparação 

Compartilhe: