ESTUDE NA UNIT
MENU

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsas de Iniciação Científica

Confira o edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit (Probic Unit) que está com inscrições abertas até dia 07. Alunos da Unit a partir do 1º período podem se candidatar.

às 20h20
Confira o edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit (Probic Unit)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PPgPE), da Coordenação de Pesquisa, abre inscrições para o processo de seletivo de projetos de pesquisa até dia 07 de julho. 

Serão disponibilizadas cotas de bolsas para os Programas Institucionais: Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit (PROBIC/Unit),  Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit (PROBITI Unit),  Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PROBEM/Unit) e cotas provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) e eventualmente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (FAPITEC), caso exista aplicação de recursos para esse fim. 

A coordenadora de pesquisa, Dra. Adriana Karla de Lima, ressalta como é importante para o aluno participar de programas de incentivo à pesquisa científica. “A Unit disponibiliza uma estrutura diferenciada dentro dos programas de pesquisa que é denominada de Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unit (Probic Unit). Nele existem outros programas anexados, como por exemplo, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Também são contemplados o programa de bolsas vinculado a projetos de desenvolvimento tecnológico por meio do PROBITI, o PROBEM que é direcionado para dar bolsas de estudos para alunos do ensino médio e o Programa de Voluntário de Iniciação Científica (Provic) que é voltado para alunos que querem fazer iniciação científica de forma voluntária”, explica. 

Adriana destaca que para estimular a pesquisa, a Unit disponibiliza três tipos de bolsas que são provenientes tanto de recursos federais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), quanto de recursos próprios. “Dentro de um programa chamado Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), bolsas também de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), todas são vinculadas ao CNPq e bolsas que também são para o ensino médio que é o programa Programa de Iniciação Científica (PIBIQ) Ensino Médio. Todos esses três tipos de bolsas do CNPq e a Universidade Tiradentes concorreu a essa chamada nacional e recebeu uma cota de bolsa a serem distribuídas para os alunos da Universidade, bem como alunos que se encontram no ensino médio em escolas públicas ou institutos federais”, destaca. 

De acordo com Adriana, para que o projeto de Pesquisa seja enquadrado dentro do Edital, é necessário que exista a figura de um professor orientador. “Esse professor orientador precisa lecionar na graduação da Unit, e não necessariamente precisa estar vinculado aos Programas de Pós-Graduação (PPGs). É muito comum que os professores da graduação que fazem parte dos PPGs já tenham projetos e pesquisas grandes, o que chamamos de guarda-chuva, e isso faz com que já visualizem a inclusão de alunos da graduação para fazer a IC com ele. Entretanto, os projetos de pesquisa também podem ser criados mediante uma ideia de pesquisa um aluno que, ao apresentar para um professor de uma área específica, eles consigam propor uma nova pesquisa científica”, destaca.

Banco de Talentos IC

Adriana afirma que é possível que uma Iniciação Científica seja multidisciplinar. “É comum que exista essa multidisciplinaridade. Então projetos que envolvem áreas diferentes do conhecimento e os projetos de pesquisa que já possuem mestrandos e/ou doutorandos podem também vincular alunos da graduação e até alunos do ensino médio. É claro que a complexidade das atividades que o aluno vai fazer, vai depender, claro, de que aluno é se trata. Então o aluno do ensino médio ele vai fazer atividades mais simples do que o aluno da graduação que já tem mais conhecimentos sobre um determinado assunto e assim sucessivamente”, destaca. 

Os alunos da Unit que têm interesse em participar do Programa de IC, mas não conhecem professores que possam orientá-los, podem se inscrever no Banco de Talentos Unit para IC por meio deste link. “Esta lista será disponibilizada para os professores que aprovaram projetos mas ainda não tem alunos vinculados”, completa Adriana Karla. 

Para outros detalhes, acesse o edital. 

*Matéria atualizada em 04/07/2023, às 15h03

Leia mais: Saiba como funciona a estrutura organizacional da Iniciação Científica na Unit

Compartilhe: