ESTUDE NA UNIT
MENU

Estratégias pedagógicas no EAD: promovendo um ambiente virtual estimulante

Conheça as estratégias eficazes para aprimorar o ensino a distância, de acordo com a coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Unit

às 20h18
Guadalupe de Moraes- coordenadora operacional do curso de Pedagogia
Guadalupe de Moraes- coordenadora operacional do curso de Pedagogia
Compartilhe:

O Ensino a Distância (EAD) tem se mostrado uma modalidade educacional em ascensão, especialmente no contexto atual de transformações digitais e necessidade de distanciamento social. Nesse contexto, estratégias pedagógicas eficazes são essenciais para promover um ambiente virtual de aprendizagem estimulante. 

A coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), Guadalupe de Moraes, pontua as principais estratégias que têm se mostrado eficazes no ensino a distância.

“Para que os alunos tenham maior facilidade e êxito no processo de aprendizagem no EAD, é fundamental viabilizar, de forma simples, didática e eficaz, o acesso ao ambiente virtual, disponibilizando as informações necessárias de maneira clara e organizada”, destaca a coordenadora. 

A motivação, segundo Guadalupe, também é um fator-chave para incentivar os alunos a participarem ativamente no ambiente virtual, interagindo e realizando as atividades propostas. “O feedback constante e assertivo também desempenha um papel relevante, proporcionando orientações e corrigindo eventuais equívocos”, ressalta Guadalupe.

Tecnologia e o incentivo a colaboração

O uso de recursos tecnológicos tem sido um diferencial no processo de ensino e aprendizagem no EAD. “Vivemos em uma sociedade altamente tecnológica, e é essencial aproveitar essas ferramentas para enriquecer a aprendizagem dos alunos. Através do uso de recursos como videoaulas, plataformas interativas e materiais multimídia, é possível proporcionar uma experiência mais dinâmica e engajadora”, afirma Moraes. 

A promoção da colaboração entre os estudantes é um aspecto crucial no ambiente de EAD. “É fundamental proporcionar espaços de interação e compartilhamento, como eventos, fóruns e conferências das disciplinas, além do envolvimento ativo dos professores. Essas atividades estimulam a troca de conhecimentos e experiências, promovendo uma aprendizagem colaborativa”, reitera. 

Ao criar oportunidades de socialização e interação, os estudantes se sentem parte de uma comunidade de aprendizagem, fortalecendo o engajamento e a construção coletiva de conhecimento. Ou seja, estimular a autonomia e a autorregulação dos estudantes é um objetivo fundamental no EAD.

“Para alcançar esse objetivo, é importante incentivar os alunos a participarem ativamente de eventos acadêmicos, como apresentação de trabalhos científicos, organização de eventos e participação em cursos de capacitação relacionados à área de formação. Essas experiências promovem o desenvolvimento da autonomia, aprimoram as habilidades de autorregulação e fortalecem a responsabilidade pelo próprio aprendizado”, infere. 

Leia também: Marketing Tradicional x Marketing Digital: entenda as diferenças

Compartilhe: