ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante compartilha suas vivências no curso de Direito na Unit

Ainda no segundo período do curso de Direito vinculado ao Projeto Inova Tiradentes, a estudante Paula Camile, já aproveita as várias oportunidades que a Unit oferece.

às 12h46
Estudante do curso de Direito do Projeto Inova Tiradentes, Paula Camile
Estudante do curso de Direito do Projeto Inova Tiradentes, Paula Camile
Compartilhe:

Com o início das aulas e saída do ensino médio alguns alunos chegam à Universidade Tiradentes (Unit) com altas expectativas para iniciar a graduação em uma Instituição dedicada à Aprendizagem Baseada em Projetos. O curso de Direito da Unit tem como prioridade unir o conhecimento jurídico ao desenvolvimento das competências necessárias para a construção de uma carreira jurídica de sucesso. 

Foi pensando nisso que a estudantes do  2º período do curso de Direito vinculado ao Projeto Inova Tiradentes, Paula Camile, escolheu estudar na Unit. Desde a escola ela foi apresentada as potencialidades que a Unit pode oferecê-la. “Escolhi a Unit principalmente pela qualidade de ensino que oferecido aos alunos, por conhecer as áreas de formação, pelas oportunidades de estágio que o Unit Carreiras traz e pelo nome que a Unit carrega. A Universidade tem um nome consolidado e a gente sempre escuta como os estudantes que passam por aqui se destacam no mercado de trabalho” declara.

Paula conta que era seu sonho e projeto de vida desde o seu ensino médio estudar Direito, principalmente por ser um meio de ter uma vida melhor, de prosperar e conseguir atingir grandes objetivos, como passar no concurso para procuradoria geral do estado. 

“Vejo com os alunos da Unit que conseguem aproveitar muito bem essa oportunidade e as vantagens que o curso oferece são destaques. Os profissionais formados em direito podem além de exercer a carreira como magistrado, podem prestar concursos, ou complementar outras formações.

Ela ressalta que para atingir seus objetivos é importante ter todo apoio necessário da Instituição. E a Unit oferece para seus alunos uma estrutura completa. A Biblioteca Central – Jacinto Uchôa de Mendonça possui um rico acervo de livros de autores renomados e equipamentos que facilitam os estudos. Além de preservar obras literárias de escritores locais e contribuir para a valorização cultural.

“Utilizo bastante a biblioteca. Geralmente fico durante os horários livres e antes das minhas aulas. A biblioteca é bem completa, o ambiente é confortável, é uma área de estudos que eu gosto de passar meu tempo. Lá consigo ter acesso a livros que me ajudam muito durante as minhas pesquisas. O ambiente permite que eu possa me reunir com os meus colegas para fazer grupos de estudos. Isso facilita muito na troca de experiências”, ressalta.

A estudante no primeiro ano da graduação, Paula pretende estar imersa em todas as oportunidades oferecidas pela Universidade Tiradentes. “Quero participar das áreas de pesquisa científica e Iniciação Científica, mesmo no início do curso penso que é uma ótima oportunidade para explorar novas metodologias. As áreas de pesquisas em Direito Penal  é a que acho mais interessante. Vejo que já existem Ligas acadêmicas voltadas especificamente para uma área do Direito e estou acompanhado de perto”, diz.

Fazer parte de uma Liga Acadêmica é uma experiência enriquecedora para os estudantes. E Paula já percebeu isso. “Logo nos primeiros dias de aula os representantes das Ligas se apresentaram mostrando a importância de ser um membro, quais trabalhos são desenvolvidos, como são realizados os encontros, quais os assuntos que eles estão pesquisando. Vejo que as Ligas são importantes porque são um norteador e para mim que sou caloura, saber onde buscar ajuda para dar inicio as minhas pesquisas é uma segurança a mais”, declara.

A estudante ressalta que tem sido bem orientada pelos professores. “Acho incrível como os professores têm um cuidado em garantir que estamos entendendo o assunto. Os professores da Unit são fortes incentivadores dos alunos, tanto na parte prática, quanto na parte teórica. Eles incentivam nossas atividades tanto na área da advocacia quanto para concursos públicos. Ter alguém que já conhece a área e está diariamente repassando seus conhecimentos é muito importante. Traz uma confiança e sensação de que a gente também pode chegar nesse patamar”, pontua. 

O curso de Direito da Universidade Tiradentes é avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) como no Conceito de Curso (CC) com a nota 5. Durante a graduação o aluno aprende como resolver problemas por meio de habilidades desenvolvidas nas aulas práticas e teóricas. Além disso, o aluno também é incentivado a participar de pesquisas e práticas jurídicas reais nas clínicas, Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e instituições parceiras para atender à comunidade carente, órgãos públicos e empresas nas mais diversas áreas jurídicas (incluindo os novos direitos). 

*Por Quesia Cerqueira e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)

 Leia mais: Unit com Você na OAB: cerca de 500 alunos e egressos realizam prova

Compartilhe: