ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit recebe Certificado Verde TI da Furukawa

O projeto devolveu mais de uma tonelada e meia de cabos, gerando um crédito de aproximadamente R$ 9 mil para ser aplicado em iniciativas de tecnologia verde

às 19h24
Fábio Santos e Victor Franco
Fábio Santos e Victor Franco
Certificado Verde de TI
Compartilhe:

As empresas de Tecnologia da Informação (TI) estão cada vez mais preocupadas em achar soluções sustentáveis para a preservação do meio ambiente. As iniciativas partem de um conjunto de ações e táticas de um uso consciente e ambientalmente responsável de computadores e recursos de TI no ambiente de trabalho. Pensando nisso, a Universidade Tiradentes (Unit) firmou uma parceria com a empresa Furukawa para o recolhimento e reciclagem de materiais em desuso.

O gerente de Infraestrutura e Operações, Victor Franco, explica que em 2022, a Unit executou um importante projeto de remodelação de todos os laboratórios. “Fizemos a alteração do cabeamento de rede realizando a troca desses materiais em todos os campi da Unit. A partir disso fomos guardando esses materiais e por meio da parceria com a Furukawa devolvemos mais de uma tonelada e meia de cabos. Isso nos gerou um voucher de R$ 9.048,60 para trocar em materiais”, destaca.

Para recuperar o voucher ofertado pela Furukawa, a Unit entrou em contato com a empresa parceira deles. “A Ponto da Rede vem nos ajudando com  a aquisição dos materiais que podem ser: cabos, conectores e ferramentas que serão usadas no aperfeiçoamento dos laboratórios. A Furukawa e a Ponto de Rede são empresas de confiabilidade no mercado de tecnologia. Juntas as empresa tem nos ajudando no projeto, mapeamento e toda arquitetura de rede na Unit”, explica.

De acordo com o mestre em computação e professor da Universidade Tiradentes (Unit), Fábio Santos, é essencial realizar ações táticas de um uso consciente e ambientalmente responsável de computadores e recursos de TI no ambiente de trabalho. 

“A TI Verde é um conceito que já vem sendo trabalhado há bastante tempo nas empresas que focam em iniciativas para a preservação do meio ambiente. Como sabemos, a área de TI consome muita energia e material, por isso, é preciso encontrar maneiras de usar essas tecnologias de forma saudável sem prejudicar o meio ambiente. E isso é possível quando realizamos parcerias com empresas que trabalham reaproveitando materiais que estão em desuso. E a Fukawa, que é uma empresa conhecida mundialmente pelo seu planejamento na execução de serviço rede de cabeamento, firmou uma parceria muito produtiva com a Unit  para reaproveitar esses cabos que não estão mais sendo utilizados nos campis da instituição. Além de preservar o meio ambiente, nos gerou um voucher lucrativo que será usado na melhoria dos laboratórios da Unit”, salienta.

Além do voucher, a Universidade Tiradentes também recebeu um Certificado de TI Verde da Furukawa. “Esse reconhecimento é importante para a Unit porque mostra o comprometimento da instituição em colaborar com ações de sustentabilidade e preservação. Estamos em constante busca por melhorias estruturais, e agora, com os olhos voltados para a sustentabilidade”, pontua.

Furukawa

A história do Grupo Furukawa teve início há mais de 130 anos, no Japão. De lá para cá, nos transformamos em uma corporação mundial com atividades diversificadas nos segmentos de metais, metais leves, telecomunicações, sistemas automotivos, energia, entre outros, formando uma rede internacional de indústrias em países da Ásia, América do Norte, Europa, África e América Latina. São mais de 100 empresas afiliadas e modernos laboratórios de desenvolvimento, preparados para gerar novas tecnologias e produtos.

A empresa trabalha com os requisitos implementados e certificados com base nas três principais normas de sistema de gestão: qualidade, saúde e segurança ocupacional e meio ambiente. 

Com informações da Furukawa

Leia mais: O papel do analista de sistemas: a chave para a eficiência na era da tecnologia

Compartilhe: