ESTUDE NA UNIT
MENU

Diretor de tecnologia da Unit conta as novidades apresentadas em encontro do Google nos EUA

O professor Fábio Santos, participou do encontro do Google para apresentação de novas ferramentas de Inteligência Artificial

às 14h47
O mestre em Ciências da Computação e professor da Unit, Fábio Santos, na sede do Google em NY
O mestre em Ciências da Computação e professor da Unit, Fábio Santos, na sede do Google em NY
Professor Fábio Santos e o diretor da Google no Brasil, Alexandre Campos
Compartilhe:

O diretor de Tecnologia e professor da Universidade Tiradentes (Unit), Fábio Santos, participou do Education Cloud Expedition de apresentação de novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) do Google. O evento foi realizado entre os dias 27 e 28 de junho, no Google at Pier 57 em Nova York, nos Estados Unidos (EUA).

Fábio está entre o seleto grupo dos representantes das Universidade que foram convidados a conhecer de antemão as novidades de computação em nuvem e inteligência artificial para o futuro da educação. “O Education Cloud Expedition é um evento mundial da Google que acontece todos os anos para falar sobre educação e as novidades tecnológicas. A Unit foi umas das Universidades convidadas a participar desse evento para saber as novidades em primeira mão. Isso é fruto da parceria que temos de longa data com a Google”, conta.

O evento abordou temáticas como o uso e acesso à IA, compartilhamento de casos de sucesso e segurança. “Neste ano o que ficou claro durante as palestras é que houve um aumento do uso de Inteligência Artificial na área da educação. Por exemplo, o Google está desenvolvendo uma IA específica para a educação que irá chegar em um patamar de desenvolver os currículos dos cursos baseando-se em todo o histórico da Universidade. Essa IA vai integrar os sistemas acadêmicos e propor qual o melhor currículo para um curso, seja ele da área de Enfermagem, Direito, Administração ou de tecnologia”, explica. 

O professor Fábio destaca ainda as vantagens da computação em nuvem como motor da inovação. “Novas tecnologias de IA e análise de dados integradas nas nossas soluções permitirá trazermos novos recursos para os desafios educacionais. Essa inteligência artificial também vai nos proporcionar algo que já estávamos desejando a bastante tempo, que é os caminhos do aprendizado personalizado para cada aluno. A IA, baseada nos dados, histórico e resultados do aluno irá  definir qual será o melhor método de aprendizado para ele. Por exemplo, um aluno aprende mais durante as aulas práticas, então a IA irá montar uma grade para que o aluno desenvolva competências práticas”, destaca.

De acordo com Fábio, a tecnologia já está à disposição das Universidades parceiras do Google. “A Unit tem grande interesse em integrar essa tecnologia no ambiente acadêmico, principalmente agora com a implementação do Projeto Inova Tiradentes. Acredito que essas novas tecnologias irão agregar ainda mais o desenvolvimento dos alunos do Inova”, declara.

A parceira do Google for Education e do Google Cloud e está apoiada nas ferramentas do Google Workspace for Education para promover a capacitação e certificação de educadores na jornada de transformação educacional. “O Google for Education e o Classroom tiveram um upgrade e agora irão vim com inteligência artificial. Antes eles não tinham recursos mais dinâmicos e agora os professores poderão ter uma assistência da IA para desenvolver questões sobre determinado conteúdo que está sendo aplicado nas aulas para provocar os alunos. O Classroom vem com uma nova roupagem e maior dinamismo, muito diferente do que a gente tem hoje, que é um pouco mais estático”, comenta.

Para o mestre em Computação, o evento abriu novas perspectivas para o uso das tecnologias na educação. “O Google nos apresentou novos recursos tecnológicos que irão beneficiar a Universidade, alunos e professores. E para nós como Instituição de Ensino é de extrema importância implementar essas tecnologias. O Inova já trabalha com criatividade e soluções, o próximo passo é implantar máquinas modernas que irão ajudar os alunos inseridos a desenvolver habilidades que irão colocá-los à frente dos demais. O cenário está mudando e irá mudar ainda mais. E a Unit está aproveitando essas novas tecnologias para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos”, conclui.

Leia mais: Unit recebe Certificado Verde TI da Furukawa

Compartilhe: