ESTUDE NA UNIT
MENU

Educação financeira: formando estudantes para uma vida financeira responsável

Conheça a importância da educação financeira e como o curso de Ciências Contábeis EAD da Unit aborda o tema, preparando os estudantes para enfrentar os desafios financeiros

às 12h47
Célio Silva- professor tutor de Ciências Contábeis da Unit
Célio Silva- professor tutor de Ciências Contábeis da Unit
Compartilhe:

A educação financeira desempenha um papel crucial na formação dos estudantes, capacitando-os com conhecimentos, habilidades e uma mentalidade adequada para lidar com questões financeiras em todas as fases da vida. A falta de educação financeira tem impactos significativos na sociedade, resultando em altos níveis de endividamento e falta de planejamento financeiro.

O professor tutor de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes (Unit), contador e especialista em gestão e planejamento tributário, Célio Silva, explica a importância da educação financeira na formação dos estudantes e como ela pode contribuir para uma vida financeira saudável e responsável.

“Ter conhecimento sobre educação financeira torna-se um benefício para todas as idades. Afinal, tal saber financeiro desde que incentivado desde cedo ‘criança’ é possível entender melhor as relações entre trabalho e salário, tendo assim, maior controle sobre suas finanças e o real valor assertivo, controlado e moderado de seus gastos”, destaca.

A contribuição do curso de Ciências Contábeis

No contexto do curso de Ciências Contábeis oferecido nas modalidades de Educação a Distância (EAD) e presencial da Unit, a educação financeira é abordada de maneira abrangente e prática, preparando os estudantes para enfrentar os desafios financeiros do mundo atual.

“Através da ciência contábil, os alunos desenvolvem habilidades que são essenciais para a tomada de decisões financeiras. Eles aprendem a lidar com planilhas, relatórios, conciliações e outras técnicas contábeis que contribuem para uma gestão financeira eficiente. Além disso, abordamos temas como orçamento pessoal, investimentos, planejamento tributário e finanças pessoais, para que os estudantes estejam preparados para lidar com as questões financeiras que irão enfrentar ao longo de suas vidas”, enfatiza.

A educação financeira não se limita apenas a conceitos teóricos, mas também envolve a prática e o desenvolvimento de habilidades financeiras por meio de simulações, estudos de caso e atividades interativas. O objetivo é capacitar os estudantes a tomar decisões financeiras conscientes, planejar seu futuro financeiro e alcançar a estabilidade econômica.

No curso de Ciências Contábeis, os estudantes têm acesso a recursos e ferramentas que os auxiliam na compreensão dos conceitos financeiros e na aplicação prática desses conhecimentos.

“A ciência contábil é um instrumento fundamental para a educação financeira, pois, é através da contabilidade que aprendemos técnicas eficientes que auxiliam seus usuários no controle e planejamento, seja por planilhas, relatórios, conciliações e até mesmo técnicas que são essenciais para a atuação de uma gestão financeira mais eficaz no momento da tomada de decisão. A Unit tem capacitado seus alunos dando conhecimento teóricos alinhados a práticas contábeis e suas vivências alinhadas à realidade atual, trazendo maior confiança aos conteúdos abordados e seus temas em seu ambiente virtual”, destaca o professor Silva.

A educação financeira desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, preparando-os para lidar com os desafios financeiros do mundo moderno. Ao adquirir conhecimentos sólidos nesta área, os jovens estarão mais bem preparados para tomar decisões financeiras conscientes, evitar endividamentos desnecessários e construir uma vida financeira saudável e responsável.

Leia também: A importância da educação ambiental na formação dos estudantes

Compartilhe: