ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça 5 aplicativos de realidade virtual na educação

Desbravando novos horizontes: explore ambientes imersivos e revolucione sua experiência de aprendizagem com essas ferramentas inovadoras

às 12h22
Imagem recortada do aplicativo Anatomyou
Imagem recortada do aplicativo Anatomyou
Compartilhe:

A educação tem passado por transformações significativas, impulsionadas pelo avanço tecnológico e suas inúmeras possibilidades. Uma dessas inovações é a realidade virtual, que tem conquistado espaço nas salas de aula e se mostrado uma ferramenta poderosa para enriquecer a experiência de aprendizagem dos estudantes.

O professor da Universidade Tiradentes (Unit) e especialista em tecnologias educacionais, Fábio Santos, explica como a realidade virtual pode revolucionar a educação e destaca a importância de utilizar aplicativos de realidade virtual para proporcionar uma experiência mais imersiva e envolvente aos estudantes. 

“Com a realidade virtual, os alunos têm a oportunidade de explorar ambientes virtuais, realizar experimentos práticos e vivenciar situações de aprendizado de forma mais realista. Isso estimula a curiosidade, a participação ativa e a compreensão dos conteúdos”, afirma o professor.

Dentre os diversos aplicativos disponíveis, destacam-se cinco opções que têm revolucionado a forma como os estudantes aprendem:

1- InMind VR 2 (Cardboard): Combinando ação, arcade e estratégia de tomada de decisão, o InMind VR 2 oferece uma jornada emocionante dentro do mundo microscópico do cérebro humano. Os alunos participam do processo de transformação de um adolescente, vivenciando o funcionamento do cérebro de maneira única.

2- Titans of Space: Este aplicativo oferece um passeio guiado pelos planetas e estrelas em realidade virtual. Com uma perspectiva tridimensional, os alunos têm a oportunidade de visualizar a galáxia em que estamos inseridos, proporcionando uma experiência surreal e um melhor entendimento do sistema solar.

3- Anatomyou: Desenvolvido para aprender anatomia humana, o Anatomyou VR permite a navegação virtual 3D imersiva pelo corpo humano. Além de auxiliar estudantes de ciências da saúde na compreensão dos sistemas do corpo humano, também pode ser utilizado para ensinar conhecimentos de anatomia aos alunos.

4- VR Lessons by ThingLink: Este aplicativo consiste em cursos interativos de realidade virtual, abrangendo uma ampla gama de temas. Os alunos podem viajar pelo mundo virtual e explorar diferentes ecossistemas, proporcionando uma experiência imersiva e enriquecedora.

5- KingTut VR: Para aqueles apaixonados por história, o KingTut VR permite uma visita virtual à Tumba do Rei Tutancâmon. Os alunos podem admirar de perto os impressionantes hieróglifos e a famosa Máscara Mortuária de Tutancâmon, tudo isso no conforto de suas próprias casas.

Esses aplicativos oferecem aos estudantes uma oportunidade única de explorar e vivenciar diferentes áreas do conhecimento de forma interativa. Ao permitir que os alunos mergulhem em ambientes virtuais, a realidade virtual proporciona uma aprendizagem mais significativa e estimula o interesse pelos conteúdos abordados.

“A utilização da realidade virtual na educação vai além do simples entretenimento. Ela permite que os alunos se aproximem de assuntos complexos, vivenciando experiências que antes eram restritas a livros e imagens estáticas. Através desses aplicativos, é possível viajar pelo tempo e pelo espaço, visitar locais históricos e remotos, e compreender de maneira mais profunda os conteúdos abordados em sala de aula”, elenca.

Fábio ainda ressalta que a realidade virtual complementa o trabalho dos educadores, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizagem. “Os aplicativos de realidade virtual são ferramentas que enriquecem o trabalho dos professores, permitindo que os alunos explorem conceitos de forma mais prática e interativa. Essa tecnologia potencializa a imaginação, o engajamento e a compreensão dos estudantes”, enfatiza.

A adoção da realidade virtual na educação é um caminho promissor para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e estimulante. Ao proporcionar experiências imersivas, os aplicativos de realidade virtual capacitam os alunos a explorar, experimentar e descobrir, despertando sua curiosidade e promovendo um aprendizado significativo. 

Leia também: Educação financeira: formando estudantes para uma vida financeira responsável

Compartilhe: