ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa Gestão da Aprendizagem apresenta resultados de 2023.1

Indicadores levantados pela consultoria Numbers Talk irão nortear as atividades de planejamento estratégico pedagógico do time acadêmico da Unit para o próximo semestre.

às 13h02
Apresentação de resultados do programa Gestão da Aprendizagem
Apresentação de resultados do programa Gestão da Aprendizagem
Compartilhe:

Cerca de 100 pessoas, entre professores, coordenadores e gestores da Universidade Tiradentes (Unit) participaram da apresentação de resultados de Gestão da Aprendizagem no último dia 17. Realizada pela consultoria Numbers Talk, a avaliação mede o nível de aprendizagem dos alunos que estão entre 0 e 25% de integração do currículo, isto é, entre o 2º e 3º períodos.

A pró-reitora de Graduação da Unit, professora Arleide Barreto, destacou a importância deste levantamento para o planejamento do segundo semestre que anuncia. “Aproveitando essa riqueza de dados, poderemos trabalhar nos períodos iniciais para incluir o que está faltando aos nossos alunos. Sabemos que estamos recebendo alunos fruto da pandemia, e temos percebido seus reflexos diante do novo modelo Inova. Com os resultados apresentados, enxergamos o cenário que estamos situados, as características dos alunos que recebemos para transformar o IDD (valor agregado do discente) e engajar os alunos em cada etapa”, avalia Arleide Barreto.

O vice-presidente acadêmico do Grupo Tiradentes, Temisson José dos Santos, reforça a importância dos dados para gestão acadêmica. “O que vimos agora é um indicativo, afinal, sem dados você tem apenas opinião. E como temos dados devidamente tratados e interpretados, conseguimos trabalhar no nosso campo de atuação, uma agenda institucional para reverter algumas situações e uma agenda mais distribuída com todas coordenações de curso. Vamos desdobrar estes dados entre todas as coordenações. Nós estamos fazendo uma análise de dados qualificada que vai servir para desenvolver planos de ação em várias frentes. Este é um começo importante para entender o desdobramento que virá”, anuncia Temisson.

Para a gerente de avaliação e acreditação da Unit, Michelline Nascimento, estes dados são muito importantes para o planejamento acadêmico. “Para além das oficinas que teremos na programação da Jornada Pedagógica, é importante que os professores e coordenadores possam disseminar esses dados entre os times diante deste início de semestre; à luz do que esses indicadores nos revelam que precisam ser monitorados e ações planejadas pelos nossos docentes”, acredita.

“Agradecemos a oportunidade de visualizar melhor o perfil de nossos alunos no curso de Medicina. Importante todos os indicadores apresentados e como deveremos estar monitorando todos os alunos e sobretudo melhorar o desempenho deles no curso. A análise será contínua”, opina a coordenadora operacional do curso de Medicina, Isabela de Avelar.

A assessora do programa de Gestão de Aprendizagem na Unit, professora doutora Ana Cláudia Mota, avisa sobre os cursos de nivelamento que os alunos podem e devem participar em busca de sua aprendizagem acadêmica contínua. “Estamos agora com os cursos de nivelamento em andamento para os alunos indicados –  entre 0 e 25% de integração do currículo. Os cursos estão disponíveis online via Magister >> FIC. Este é um dos pilares do Modelo Tiradentes: a preocupação genuína na formação do aluno para que seja um profissional diferenciado”, detalha Ana Cláudia.

Os cursos de apoio e sucesso acadêmico são divididos em quatro áreas:

  • Interpretação de texto;
  • Uso da língua portuguesa;
  • Raciocínio lógico;
  • Operações matemáticas.

A cada módulo realizado, o aluno garante 20h de certificação que servirá como atividade complementar, além de destacar seu perfil diferenciado para o mercado de trabalho. 

Os alunos dos 2º e 3º períodos dos cursos da Unit podem ter acesso até o dia 30 de novembro. Não é necessário passar por um processo de seleção ou cumprir um edital, basta selecionar os cursos já disponíveis de acordo com o semestre de estudo. 

Gestão da Aprendizagem

O programa Formação Individual Completa (FIC) do Grupo Tiradentes teve início no 1º semestre de 2019 e atua, desde então, como um apoio para o desenvolvimento de competências que impulsionarão a experiência acadêmica e profissional dos jovens estudantes. A iniciativa faz parte do Programa de Gestão da Aprendizagem que visa desenvolver competências em busca do aprimoramento da experiência acadêmica e profissional.


Leia mais: Programa de Gestão da Aprendizagem: Grupo Tiradentes lança Formação Individual Completa

Compartilhe: