ESTUDE NA UNIT
MENU

Impulsionando a carreira por meio do aprendizado contínuo

Cursos, certificações e habilidades comportamentais são a chave para se destacar em um mercado em constante transformação

às 19h51
Janaína Machado- Gerente do Unit Carreiras
Janaína Machado- Gerente do Unit Carreiras
Compartilhe:

A constante evolução da tecnologia e as mudanças no mercado de trabalho têm transformado a forma como a carreira é encarada. Atualmente, buscar a atualização e o aprendizado contínuo tornou-se imprescindível para o sucesso profissional. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,6% no primeiro trimestre de 2023, refletindo a importância de se manter competitivo em meio a um cenário econômico desafiador.

Segundo a gerente do Unit Carreiras, Janaína Machado, a busca por atualização contínua é extremamente necessária para o profissional que deseja se manter e crescer no mercado de trabalho. 

“Atualmente, as profissões estão passando por muitas mudanças devido à inteligência artificial e às tecnologias em geral. Isso faz com que as pessoas, incluindo os profissionais, busquem atualização para permanecerem competitivos no mercado de trabalho. Portanto, buscar conhecimentos nas áreas relevantes fará uma grande diferença e terá um impacto positivo no crescimento profissional e na consolidação do profissional no mercado”, destaca.

Cursos online e certificações: estratégias para o crescimento profissional

De acordo com o relatório da consultoria McKinsey, até 2030, estima-se que a automação poderá afetar até 800 milhões de empregos em todo o mundo. Nesse contexto, a busca por conhecimento e atualização torna-se crucial para os profissionais se adaptarem às novas demandas do mercado e garantirem sua empregabilidade.

Quanto ao que escolher para estudar, Janaína destaca a importância de estar atento às mudanças no mercado e selecionar cursos que agreguem valor ao trabalho, que diferenciam o profissional e o tornem mais completo. “Ele deve buscar aperfeiçoamento através de cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres, entre outros. No entanto, é crucial a busca constante por atualização no mercado”, reforça.

Dados de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirmam que os profissionais que possuem certificações têm 20% mais chances de obter salários mais altos e melhores oportunidades de crescimento na carreira. Empresas também têm dado preferência a profissionais com habilidades específicas, e as certificações se tornaram uma forma confiável de comprovar conhecimentos e competências.

“O mercado tem dado muito valor às soft skills, que são as competências da vida, como costumamos chamar, ou seja, competências comportamentais e habilidades pessoais. Essas competências fazem com que o profissional se diferencie. Gestão de tempo, empreendedorismo, inteligência emocional, gestão das emoções, entre outras, são várias as competências que tornam um profissional mais completo. As habilidades técnicas podem ser ensinadas e aprendidas com facilidade, mas as competências comportamentais não. Elas estão muito mais relacionadas ao dia a dia do colaborador, como ele se comporta, como é sua atitude como líder, e isso faz uma grande diferença”, destaca.

Através de cursos, certificações e desenvolvimento de habilidades comportamentais, os profissionais estão apostando na atualização constante para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo. A aprendizagem contínua não apenas enriquece o currículo, mas também expande a rede de contatos, ampliando as oportunidades de crescimento e consolidação no mercado de trabalho. Afinal, a busca pelo conhecimento é um investimento valioso que traz retornos significativos ao longo da trajetória profissional.

Leia também: O papel da tecnologia na pedagogia moderna e sua aplicação no EAD

Compartilhe: