ESTUDE NA UNIT
MENU

Enade 2023: o exame avalia desempenho dos estudantes e da Instituição 

Realizar o Enade é um quesito obrigatório para o estudante que deseja colar grau e ter em mãos o tão sonhado diploma

às 14h47
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As inscrições do Enade 2023 começaram no dia 27 de junho e terminam no dia 31 de agosto.

O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

De acordo com o gerente de qualidade da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Tiradentes (Unit), Antônio Minoru, nesta edição participarão do Enade alunos dos cursos de bacharelado em: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina (EaD e Presencial), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição (EaD e Presencial) e Odontologia.

Já nos cursos tecnólogos participarão alunos de: Estética e Cosmética (EaD e Presencial), Gestão Ambiental (EaD), Radiologia e Segurança no Trabalho (EaD).

Minoru explica que o Ciclo Avaliativo I contemplará os cursos das áreas de conhecimento e eixos tecnológicos dos:

  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins;
  • Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo;
  • Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. 

Os resultados da participação da prova e do Questionário do Estudante serão transformados em dados que irão promover a reflexão e tomada de decisão de gestores educacionais, de futuros universitários, além de contribuir com inúmeras políticas públicas de inclusão socioeducacional (bolsas), regulação e supervisão da educação superior.

“O estudante deve ter a consciência de que o Enade, antes de ser um exame individual, ele tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes, ou seja, o Enade é um exame de caráter coletivo”, destaca. 

Enade 2023

Há 19 anos o Enade aplica as provas no país, e a edição deste ano foi reestruturada para incluir alunos com deficiência visual. “A partir deste ano, os estudantes participantes com deficiência visual poderão solicitar o recurso ‘Cartão-Resposta ampliado (fonte 18)’, o qual estará disponível no dia da aplicação da prova. Para todos os estudantes, o tempo mínimo de permanência na sala de aplicação da prova (para ter atestada a presença), que antes era de uma hora, passará a ser de duas horas. E por fim, as questões discursivas passaram de cinco (duas de Formação Geral e três de Conhecimento Específico) para duas (uma para cada componente), totalizando 38 questões objetivas e duas discursivas”, comenta.

O exame atua em larga escala, ou seja, de abrangência nacional. E assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Enade integra o SINAES, também é composto pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional, gerando Conceito de Curso (CC) e Conceito Institucional (CI) respectivamente. Eles formam um conjunto avaliativo externo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

“O Enade tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional dos estudantes. Além de ter um caráter coletivo, o exame é um diferencial na vida do estudante, sendo reconhecido pela qualidade do seu curso e da Instituição de Ensino Superior (IES) que estudou. Um bom resultado no Enade abre portas para a empregabilidade ou continuidade em programas de pós-graduação stricto sensu”, salienta. 

De acordo com o gerente de qualidade, a Unit tem um programa permanente de monitoramento e avaliação da aprendizagem dos estudantes. “Ao ingressar na Unit, o estudante passa pela Avaliação Diagnóstica dos Ingressantes, a qual avalia o desempenho em quatro áreas de formação básica: Interpretação de Texto, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática. Identificadas as lacunas de aprendizagem, os estudantes são indicados para cursos de nivelamento e de sucesso acadêmico, oferecidos ao longo da sua formação”, destaca. 

Minoru frisa que a Unit não tem como atividade a preparação para exame. “Nosso objetivo como Instituição de Ensino Superior é a formação integral do estudante desde os conhecimentos técnicos, passando pela formação transversal em temas da atualidade, até a formação do caráter ético e moral do cidadão e profissional. O acompanhamento da aprendizagem é permanente, com avaliações colegiadas, medidas de eficiências pautadas em leitura, interpretação e produção textual, além de Simulados, Rodas de Conversas, Oficinas. Todas as atividades são pautadas para o aprimoramento de competências e habilidades, não só conteúdos. Dessa forma, ele estará preparado para os desafios do presente e do futuro”, conclui.

Provas do Enade 

As inscrições do Enade 2023 começaram no dia 27 de junho e terminam em 31 de agosto. Pelo cronograma, as provas serão aplicadas em 26 de novembro de 2023, a divulgação do gabarito ocorrerá em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.

As provas do Enade são compostas por questões objetivas e discursivas. Nas edições anteriores, o exame contava com 40 questões, sendo:

30 questões objetivas do Componente Específico (direcionados aos conteúdos do curso)

3 questões discursivas do Componente Específico

8 questões objetivas de Formação Geral (conhecimentos gerais)

2 questões discursivas de Formação Geral

Mais informações sobre o Enade 2023 estão disponíveis no site

Leia mais: Enade 2023: quais cursos serão contemplados?

Compartilhe: