ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes e Google reforçam e ampliam parceria

Duas representantes da bigtech americana visitaram o Campus Farolândia, em Aracaju; elas destacam novas tendências e possibilidades da relação entre ensino e tecnologia

às 19h50
Talita Nakano e Rosana Félix, representantes da Google Cloud, são recebidas durante a visita ao campus da Universidade Tiradentes (Divulgação/Asscom Unit)
Talita Nakano e Rosana Félix, representantes da Google Cloud, são recebidas durante a visita ao campus da Universidade Tiradentes (Divulgação/Asscom Unit)
Compartilhe:

Uma parceria de longa data entre o Google e o Grupo Tiradentes foi mais fortalecida nesta quarta-feira, 02, com a visita de duas representantes da Google Cloud, plataforma de computação em nuvem ligada à multinacional americana de tecnologia. A líder da vertical de Educação na América Latina, Talita Nakano, e a gerente de Contas Educacionais no Brasil, Rosana Félix, estiveram presentes no campus-sede da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, e cumpriram uma agenda durante todo o dia. 

Pela manhã, elas foram recebidas pelo professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit e fundador do Grupo Tiradentes. Em seguida, ambas fizeram uma visita guiada no Campus Farolândia, onde conheceram locais como o prédio da Reitoria e o Tiradentes Innovation Center, centro de inovação que também tem o Google Cloud como parceira. 

A relação entre as empresas começou em 2016 na Unit Sergipe, por meio do Google For Education,como um experimento envolvendo apenas 600 alunos. Com a adesão positiva, do reitor ao aluno, rapidamente o número de usuários evoluiu e, em três meses, 6 mil pessoas estavam inseridas no projeto, sem nenhuma obrigação e com cerca de 80% de aceitação. Em 2018, a Unit foi a primeira instituição de ensino superior no mundo a ser credenciada como referência do Google For Education.

“A gente tem uma relação extensa com o Google, por meio do Google Cloud, que é um dos braços, e com o Google for Education. A gente utiliza esse ambiente para disponibilizar todos os nossos sistemas. Microserviços, filas de mensageria, bancos de dados, sejam eles relacionais ou não, e especialmente as novas startups do grupo, como o Ficou Fácil, que eles executam totalmente em nuvem”, explica Thiago Lima, gerente de sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Grupo Tiradentes. 

As representantes mostraram-se impressionadas com a estrutura do campus e com o trabalho de inovação e conhecimento desenvolvido pelo Grupo. “A gente já vem trabalhando há bastante tempo e é incrível tudo isso que a gente está vendo aqui hoje. A gente tinha uma noção, mas estar aqui faz toda a diferença, e essa sala de projetos é a coisa mais incrível, depois da Sala Google, é claro! (risos). A gente precisa promover o empreendedorismo, e isso faz muito sentido. Gostei de tudo que eu vi aqui, da inovação que há aqui no estado. É muito disruptivo”, elogiou Rosana. 

Talita também se disse contente com o trabalho desenvolvido na Unit e indicou a novas possibilidades de parceria entre a Google e o Grupo Tiradentes. “Tem muita coisa bacana pra acontecer. A gente já tem começado as nossas conversas para falar muito de dados e IA [inteligência artificial] generativa, e a gente quer colocar vocês já no próximo nível, que é aportar mais tecnologia para acelerar todos os processos de inovação que vocês já têm, e principalmente pra vocês conhecerem cada vez mais os alunos, para oferecerem um aprendizado mais adaptativo, mais customizado de acordo com os objetivos do aluno. Eu acredito que estamos apenas no começo da nossa parceria”, aponta a líder. 

Encontros e debates

À tarde, as representantes do Google participaram de dois encontros no Tiradentes Innovation Center. O primeiro foi com o presidente do Grupo Tiradentes, Luciano Klima, vice-presidentes, pró-reitores e diretores da Unit Sergipe, com os quais elas debateram o cenário educacional da atualidade no Brasil e no mundo. 

“Hoje, podemos ver como o Google está antenado em algumas tendências, e que nos desafiam a cada dia a buscar soluções para engajar e motivar ainda mais os nossos alunos. E isso passa com certeza pela formação e capacitação dos nossos docentes e dos nossos colaboradores. Com essas novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, certamente essas nossas entregas serão cada vez melhores”, disse Klima, destacando que a parceria com o Google traz continuidade e qualidade na prestação dos serviços da Unit e do Grupo Tiradentes a seus alunos e colaboradores. 

Para o vice-presidente de Relações Institucionais do GT, Saumíneo Nascimento, a visita do Google traz a perspectiva da evolução do processo de ensino-aprendizagem, da transformação digital e da adoção de novas tecnologias por parte dos professores e estudantes. “Isso vai agregar muito no nosso trabalho, principalmente porque a nossa discussão hoje foi sobre a Geração Z, que é exatamente a que entrou desde o ano passado aqui na universidade e também os filhos dos nossos alunos, que estão inseridos num mundo completamente distinto agora nessa terceira década do século 21”, destacou. 

No outro encontro, com professores, coordenadores de curso e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Talita e Rosana falaram sobre “O impacto geracional no ensino e aprendizado”. A agenda foi encerrada à noite, no Auditório do Bloco G, quando as representantes se encontraram com alunos dos cursos de Computação da Unit e falaram sobre as suas carreiras e trajetórias em uma das principais bigtechs do mindo. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: