ESTUDE NA UNIT
MENU

Representantes da área de petróleo, gás e energia visitam campus Farolândia

Encontro envolveu Universidade Tiradentes, Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Carmo Energy S.A., prefeitura de Carmópolis e parceiros como a empresa de treinamento Wellcon.

às 21h12
Compartilhe:

Representantes da Carmo Energy S.A., da prefeitura de Carmópolis (SE) e da empresa especializada em treinamento e consultoria em controle de poços com Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI), Wellcon, realizaram visita-técnica à Universidade Tiradentes (Unit) e ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) no último dia 02. 

Com o objetivo de firmar parceria para qualificar mão-de-obra que possa atuar na cadeia produtiva de gás e energia, tão promissora nos dias atuais, a parceria prevê espaços e cursos preparatórios mais adequados às demandas do segmento.

O trabalho acontecerá de forma multidisciplinar, envolvendo instituições de diversos segmentos pensando somente no desenvolvimento de Sergipe diante desta promissora área para os próximos anos. “Essa parceria representa trazer empresas para a Unit e para o ITP, para que possamos estabelecer caminhos que nos levem a trabalhar juntos. Afinal, aqui no campus Unit Farolândia a gente concentra pesquisa de ponta na área de petróleo e gás, graças ao excelente corpo docente e discente da graduação e pós-graduação da Unit, ou seja, concentramos um pouco do que a empresa [Carmo Energy] precisa para o desenvolvimento de uma área que está sendo retomada agora com energia nova”, explica o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor doutor Ronaldo Nunes Linhares.

A ideia é que após este primeiro contato, algumas metas e pontos importantes para essa parceria sejam estabelecidos. “Visto que a Unit possui dois grandes Programas de Pós-graduação que trabalha especificamente com a questão de petróleo e gás, são eles: o de Biotecnologia Industrial e o de Engenharia de Processos. E possui a excelência em termos de pesquisadores. Além dos laboratórios do ITP que os alunos da Unit têm acesso, e que são financiados pela própria Petrobrás”, detalha Linhares. 

“Com a nova petrolífera no município, identificamos muita dificuldade em encontrar profissionais para atuar na área, em diferentes segmentos da cadeia produtiva de petróleo. É um grande desafio, por parte do poder público, colocar os cidadãos no mercado de trabalho e encontrar soluções para poder deixá-los mais capacitados, atendendo a essas exigências cada vez maiores. Como a dificuldade é de encontrar esses profissionais, estamos reunidos com Unit, ITP e empresa de treinamento para encontrar uma forma de, através destas instituições educacionais, encontrar capacitação para os cidadãos sergipanos”, avalia o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Meio Ambiente de Carmópolis, José dos Reis.

Para o diretor-presidente do ITP, Paulo do Eirado, a intenção é fazer com que todos os parceiros contribuam com a qualificação de recursos humanos em Sergipe. “Que estejamos todos juntos para melhorar a formação profissional para trabalhar na cadeia de gás, petróleo e energia, muito promissora no momento. É uma oportunidade principalmente para o jovem aderir a esse mercado porque, certamente, bons empregos e excelentes qualificações vão acontecer não somente no âmbito regional como nacional”, considera.

Segundo Eirado, o ITP, situado dentro do Campus Unit Farolândia, e parte do Grupo Tiradentes, está preparado espaço para qualificação profissional a partir da estrutura de ponta que possui. “Isso para integrar ao perfil dos cursos preparatórios que serão adequados às demandas de hoje. Sabemos que existe um incentivo muito grande, hoje, da parte do Governo, como vetor de desenvolvimento para Sergipe, e é dentro desse espaço que queremos abraçar, oferecendo nossos laboratórios e infraestrutura que nossas instalações possuem”, reforça o diretor-presidente do ITP, Paulo do Eirado. 

A coordenadora de Sistema de Gestão Integrada (SGI) da empresa de  treinamento e consultoria, Wellcon, acredita que essa união demorou para acontecer e fica feliz pelo momento. “Nosso objetivo é unir toda necessidade estadual e nacional, visto que está faltando profissionais qualificados na área de petróleo, gás e energia e precisamos desenvolver tecnologias para a área, principalmente renovável. E a Unit, pela sua estrutura, corpo técnico e experiência na área de petróleo e gás, é uma excelente parceira nesse sentido”, revela. “Nossa ideia é que a gente já saia com essa agenda, vendo tudo oq a Unit tem a oferecer, de que forma o governo vai atuar para que o aluno já saia daqui com emprego garantido, já conseguir ser absorvido no mercado de trabalho”, completa Flávia Barbosa.

Leia mais: Saiba mais sobre a Lei que institui o marco legal da chamada Geração Distribuída

Compartilhe: