Um estudo sobre a implementação de políticas públicas para a sociedade foi um dos trabalhos apresentados no 27º Congresso Mundial de Ciência Política, realizado entre os dias 15 a 19 de julho, em Buenos Aires (Argentina). A pesquisa Contributions of the Theory of Political Administration to the Study of Public Policies (Contribuições da Teoria da Administração Política para o Estudo das Políticas Públicas) foi desenvolvida pelo professor Jefferson Reis Guimarães Andrade, do curso de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), e apresentada dentro do painel sobre “Políticas Públicas e Governança”.
Jefferson explica que o estudo traz uma parte dos resultados da sua tese para o Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que discute a capacidade de gestão e capacidade de gerência da Teoria da Administração Política aplicada à execução de políticas públicas. Ela propõe e contempla um modelo teórico-metodológico para orientar a execução de políticas públicas a nível local, a partir de análises teóricas e práticas já desenvolvidas pela literatura especializada.
“A relação entre governo, políticas públicas e sociedade é analisada de forma integrada, a partir do pressuposto de que a gestão (pensar) e gerência (agir) são fenômenos indissociáveis e que devem ser materializadas de forma inter-relacionada. Desta forma, para implementar políticas públicas de forma exitosa, na visão da tese em destaque, deve-se considerar os aspectos políticos, técnicos, sociais e locais, tanto na etapa de formulação, quanto na fase de execução da política”, explica o professor.
Reis destaca ainda que o estudo “mostra-se relevante ao apresentar e validar as dimensões teórico-práticas que impactam na implementação das políticas públicas”, representando desta forma “um instrumento norteador da execução de políticas a nível local”.
O congresso, promovido pela International Political Science Association (IPSA) contou com a participação de pesquisadores, professores e estudantes de 80 países, que se reuniram para discutir sobre o tema “Política na Era das Crises Transfronteiriças: Vulnerabilidade e Resiliência”, através de 647 painéis científicos, em diversas áreas.
Segundo o professor, a escolha do congresso foi motivada pela pluralidade dos painéis científicos, que se correlacionam ao tema da tese de doutorado, e repercutiu na criação de agendas e parcerias de novas pesquisas. “O evento permitiu conhecer diversos pesquisadores de várias regiões do mundo, realizar um intercâmbio intelectual, desenvolver discussões e explorações interdisciplinares, que geraram insights para novos estudos neste campo de pesquisa”, acrescenta.
A tese do professor Jefferson Reis terá um outro recorte transformado em artigo, que será apresentado no 47º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD 2023). O evento vai acontecer entre os dias 26 e 28 de setembro, em São Paulo (SP).