ESTUDE NA UNIT
MENU

Estratégias para enfrentar desafios acadêmicos

Professor tutor oferece orientações para lidar com provas, trabalhos em grupo, apresentações e exames no modelo de educação a distância

às 13h52
Alan Costa- professor tutor da Unit
Alan Costa- professor tutor da Unit
Compartilhe:

A Educação a Distância (EAD) tem se tornado uma opção cada vez mais popular para estudantes em busca de flexibilidade e comodidade em seus estudos. No entanto, como em qualquer modalidade de ensino, os alunos enfrentam desafios acadêmicos que exigem estratégias específicas para serem superados com confiança. 

Visando auxiliar os estudantes na superação desses obstáculos, o professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Alan Costa compartilha valiosas dicas para enfrentar provas, trabalhos em grupo, apresentações e exames de forma eficiente e eficaz. Além disso, ele também ressalta a importância de técnicas de estudo eficientes e cuidados com a saúde mental dos estudantes. 

“Uma boa técnica é utilizar post-it durante o estudo e ir anotando os principais conceitos e pontos de atenção, isso irá ajudar a internalizar o conteúdo. Sobre a ansiedade pré-exame, é importante cuidar do psicológico e da saúde mental, atividade física e meditação podem auxiliar no processo. Trabalhar o autoconhecimento e confiar no processo é essencial”, pontua.

Trabalhos em grupo e apresentações acadêmicas

Ao trabalhar em grupo em projetos acadêmicos, Alan destaca a importância da organização e do compromisso. “A principal dificuldade é separar as atividades e organizar as potencialidades do grupo. Costumo sugerir que eles tentem dividir em partes iguais as demandas e que estabeleçam prazos para as entregas. O compromisso com o grupo será uma habilidade muito importante no dia a dia do mercado de trabalho”, elenca.

Sobre as apresentações acadêmicas em sala de aula, o professor tutor enfatiza a importância de trabalhar o psicológico dos alunos para que se sintam mais confiantes ao se expressar diante dos colegas. 

“Mais uma vez, a importância de cuidar do psicológico. Eu sempre lembro os alunos que o conteúdo e roteiro da apresentação foi feito por eles. Sendo assim, é necessário se apropriar e se colocar como autoridade naquele momento. Treinar antes da apresentação ajuda, porém não se deve ficar robotizado. Respirar e estar atento à postura ajudam a passar confiança para os ouvintes na hora da apresentação”, reforça.

Melhores abordagens

Em relação as melhores abordagens de estudo para aprimorar a compreensão dos conteúdos e obter um desempenho mais consistente nas avaliações, o professor ressalta a importância da constância e do autoconhecimento do estudante. 

“Defino em uma palavra que é a constância. É necessário que cada um encontre o seu ritmo de estudo. Por exemplo: tem aluno que aprende anotando, tem aluno que aprende lendo em voz alta o conteúdo, tem aluno que é mais visual. Porém, nada disso adianta se o aluno não tiver constância e regularidade em relação ao acompanhamento dos conteúdos. Criar um cronograma/fluxo de estudos com uma rotina clara é primordial”, orienta.

Com as dicas e orientações fornecidas pelo professor tutor, Alan Costa, os estudantes da modalidade EAD têm em mãos ferramentas eficazes para enfrentar os desafios acadêmicos e alcançar o sucesso em seus estudos. O aprendizado autônomo, aliado às estratégias de estudo adequadas, tornam-se fundamentais para uma trajetória de excelência no ensino a distância.

Leia também: Cursos complementares online potencializam o aprendizado na graduação EAD

Compartilhe: