ESTUDE NA UNIT
MENU

Retorno do semestre letivo é marcado com melhorias em campi

Serviços de adaptação de prédios e ruas de acesso nos campi Farolândia e Estância são executados para melhorar a acessibilidade e o atendimento aos seus frequentadores

às 21h30
Entre as melhorias nos campi, estão as lombofaixas (lombadas combinadas com faixas de pedestres), trocas de corrimões e adaptação de salas para o Projeto Inova
Entre as melhorias nos campi, estão as lombofaixas (lombadas combinadas com faixas de pedestres), trocas de corrimões e adaptação de salas para o Projeto Inova
Compartilhe:

Mais uma vez, a retomada das aulas no semestre 2023.2 está sendo marcada por diversas melhorias empreendidas na infraestrutura dos campi da Universidade Tiradentes (Unit). Desde o começo do ano, diversas obras de adequação e ampliação vêm sendo executadas, principalmente no Campus Farolândia, em Aracaju, visando melhorar a acessibilidade do público, o atendimento e a qualidade da prestação dos serviços. 

“São obras que deixam os prédios mais acessíveis a todos os públicos, melhorando cada vez mais a acessibilidade. Elas também vão ajudar a melhorar a infraestrutura. Todos podem perceber visualmente que os prédios estão diferentes, mais renovados”, afirma Rodrigo Dias, coordenador de obras e manutenção da Diretoria de Infraestrutura e Manutenção (DIM) da Unit. 

Uma das principais mudanças é a construção das salas dedicadas ao Projeto Inova Tiradentes, que reestruturou o currículo de oito cursos de graduação em torno da metodologia de ensino ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos). Apenas no Campus Farolândia, foram construídas 20 salas para atender este projeto inovador nos blocos C, D e G, e outras deverão ser reformadas ainda neste semestre.

A organização e o funcionamento de cada sala Inova podem ser moldados de acordo com cada projeto, disciplina ou atividade. “As salas estão ainda mais aconchegantes, tendo pensado em mobilidade para carteiras e equipamentos. As mesas são moduladas, então podem ser montadas e desmontadas de acordo com o que é pensado para cada aula, de modo a favorecer a interatividade entre o professor e os alunos. E elas foram pensadas como grupos de seis, porque cada mesa teria seu grupo, considerando que ali está cada projeto”, explica a arquiteta Silvana Alves, supervisora de projetos do DIM. 

Novinho em folha

Entre as outras novidades pelo campus Farolândia estão as lombofaixas, travessias que são lombadas físicas combinadas com faixas de pedestres, e a troca dos corrimões nas rampas e escadas de todos os prédios, incluindo os blocos de salas de aula e de Coordenações, a Reitoria e a Biblioteca Central Jacinto Uchôa.

O estacionamento anexo ao campus Farolândia também foi repaginado para receber os estudantes neste segundo semestre. Com o retorno das aulas, voltou ao horário normal de funcionamento: das 6h30 às 22h30 (segunda a sexta-feira) e das 6h30 às 18h (sábado).

Já no Campus Estância, a Unit está construindo 18 consultórios do curso de Medicina, abertos ao atendimento público e que funcionarão no Bloco A, com acesso exclusivo pela Rua Tenente Eloy (em frente ao Hospital Regional Jessé Fontes). Em razão disso, o acesso de alunos e colaboradores passou a ser feito por uma nova guarita, construída na Rua Dois, em frente à Praça José Pinheiro Alvelos e ao lado da Escola Municipal Dom José Bezerra Coutinho. 

E no campus Itabaiana, recentemente teve a reinauguração do minishopping reformado.

Boas vindas

Para esta retomada, a Unit preparou ainda uma programação especial de boas vindas aos calouros de todos os cursos (exceto Medicina) que começam a estudar nesta segunda-feira, 7. As ações lúdicas para recepcionar o público de forma acolhedora tem programação até esta sexta, 11, no Campus Farolândia com: espaço de descompressão e jogos no minishopping; visitas guiadas ao Tiradentes Innovation Center; apresentações e rodas de conversa sobre serviços acadêmicos; empregabilidade e programas de internacionalização; além de shows musicais do cantor Igor Santana e das bandas MPBIS e Os Faranis.

Já a programação de boas vindas no Campus de Propriá acontece nesta quinta, dia 10. E nesta sexta, 11, será a vez dos campi de Itabaiana e Estância.

Para conferir mais detalhes, confira neste link.

Leia mais: Programação de boas-vindas oferece campus tour

Compartilhe: