ESTUDE NA UNIT
MENU

Workshop de Ferramentas de Pesquisa 3.0

Nesta edição, que acontece na quarta-feira, 16, será abordado como tema principal a IA na Ciência. Confira a programação.

às 18h49
Workshop de Ferramentas de Pesquisa 3.0
Workshop de Ferramentas de Pesquisa 3.0
Compartilhe:

O Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), realizará o Workshop “Ferramentas de Pesquisa 3.0: a IA na Ciência”. A palestra tem como objetivo promover o conhecimento e a compreensão das ferramentas de pesquisa 3.0 e seu impacto na ciência, com foco na inteligência artificial (IA), além de proporcionar aos participantes uma visão aprofundada das novas abordagens e metodologias trazidas pelas ferramentas de pesquisa. O evento será realizado na próxima quarta-feira, 16. Os interessados podem se inscrever pelo site ou pelo Magister.

O coordenador do LABIMH e professor do curso de Medicina, doutor Estélio Dantas, explica que o evento será híbrido e presencialmente na arena interna do Tiradentes Innovation Center (TIC) e virtualmente pelo canal do YouTube da Unit. “O workshop será realizado em uma manhã e consistirá em quatro minipalestras de 30 minutos cada, seguidas de uma mesa redonda para discussões com a plateia. Durante as palestras, especialistas apresentarão conceitos-chave, exemplos práticos e desafios relacionados ao uso da IA na ciência. A mesa redonda permitirá interações diretas entre os participantes e os palestrantes, incentivando a troca de conhecimentos e experiências”, destaca.

Estélio destaca que a metodologia proposta no Workshop visa proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo. “Montamos um evento que irá permitir aos participantes adquirir habilidades atualizadas e aprofundar seu conhecimento sobre as ferramentas de pesquisa 3.0 e a IA na ciência. O workshop busca contribuir para o desenvolvimento da comunidade científica, estimular a colaboração entre pesquisadores e promover a qualidade do ensino, pesquisa e extensão universitária. Ao final do evento, os participantes estarão preparados para aplicar efetivamente as ferramentas de pesquisa 3.0 em seus projetos, impulsionando a produção de conhecimento científico de alta qualidade”, salienta.

Programação

08h às 08h30: palestra de abertura com o professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Universidade Tiradentes (Unit), doutor Estélio Henrique Martin Dantas.

Tema: Ferramentas de Pesquisa 3.0: a IA na Ciência

08h30 às 09h: palestra com o sócio co-fundador da Neuralmind, pesquisador na área de Deep Learning para Processamento de Imagens e de Documentos e professor titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Roberto de Alencar Lotufo.

Tema: Estado-da-Arte da IA na Área de Linguagem Natural

09h às 09h30: palestra com o diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Tiradentes e professor dos cursos de Computação da Universidade Tiradentes (Unit), Msc. Fábio Batista

Tema: Perspectivas Futuras para a IA

09h30 às 10h: palestra com João Gama Universidade do Porto (UP) 

Tema: Pesquisa em Ciência de Dados no Porto: Projetos Recentes

10h às 10h20h Recesso

10h20 às 10h50 palestra com o professor dos cursos de Computação da Universidade Tiradentes (Unit), Adolfo Pinto Guimarães 

Tema: Explorando Ferramentas de Machine Learning na Pesquisa

10h50 às 11h20 palestra com o professor do Curso de Graduação em Engenharia da Universidade Cândido Mendes (UCAM), do Curso de Pós Graduação em Medicina do Trabalho da Universidade Estácio de Sá, Pesquisador na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), do Núcleo de Pesquisa em Desastres (NuPeD-QBRN) e Professor das redes Estadual e Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, Rogério Ferreira Emygdio.

Tema: De Isaac Asimov à Singularidade: IA uma Realidade Acessível

11h20 às 11h50: Debates e Perguntas

12h: Encerramento

Mais informações sobre o evento no site.

Leia mais: Retorno do semestre letivo é marcado com melhorias em campi

Compartilhe: