ESTUDE NA UNIT
MENU

Conciliando maternidade, estudos e carreira: a jornada de sucesso com o EAD

Conheça a história de Isadora Caldas, estudante de Pedagogia, que encontrou na modalidade a distância uma ponte para a realização acadêmica.

às 14h08
Isadora Caldas- Psicóloga e estudante de Pedagogia EAD
Isadora Caldas- Psicóloga e estudante de Pedagogia EAD
Compartilhe:

A trajetória rumo à educação superior muitas vezes é marcada por desafios e obstáculos que exigem determinação e criatividade para superar. A história de Isadora Caldas, uma mulher multifacetada, mãe dedicada, formada em Psicologia e atualmente aluna do último período de Pedagogia na Universidade Tiradentes (Unit), é um testemunho inspirador de como a Educação a Distância (EAD) pode ser o caminho para transformar sonhos em realidade.

Com um filho de três anos sob seus cuidados, Isadora carrega consigo a responsabilidade de ser mãe, além de enfrentar uma tripla jornada que envolve estudos, trabalho e cuidados familiares. “A rede de apoio nem sempre está disponível e muitas vezes me vejo desafiada a criar estratégias para lidar com os imprevistos do dia a dia”, compartilha.

Entretanto, em meio a essa maratona de responsabilidades, Isadora encontrou no EAD a flexibilidade necessária para enfrentar essa jornada. “Busco manter a rotina de meu filho ao máximo, e sempre que ele dorme, aproveito para estudar, seja para a pedagogia ou para concursos públicos”, revela Isadora. 

Mesmo nos dias em que os resultados não atingem suas expectativas, ela permanece comprometida, estabelecendo horários flexíveis de estudo que se alinham à sua realidade. “Estabeleço um horário mínimo e máximo para garantir que sempre estou comprometida com minha evolução acadêmica”, afirma.

Equilíbrio e determinação: o segredo da produtividade

Em uma busca constante por equilíbrio, Isadora aprendeu a otimizar cada momento disponível para estudar. “Não existe uma fórmula mágica para seguir a rotina. Eu divido meu tempo de descanso e dedico duas horas diárias de estudo, com pausas para manter sua concentração em alta. Praticamente não tenho apoio ao chegar do trabalho, então, busco seguir um cronograma após buscar meu filho e aproveitar as noites para estudar”, pontua.

Isadora está prestes a concluir o último período de sua graduação em Pedagogia, mas sua jornada foi marcada por momentos desafiadores. “O período mais difícil foi no pós-parto, mesmo tendo uma enorme rede de apoio, sentia que não conseguia cumprir o que tinha planejado”, enfatiza.  

A estudante chegou até mesmo a pensar em trancar o curso. No entanto, sua resiliência a levou a se tornar monitora do curso, ampliando sua perspectiva acadêmica e inspirando outros estudantes com sua história. “Aos poucos as coisas foram se organizando, e até me inscrevi como monitora do curso onde tive a oportunidade de vivenciar e ouvir novas histórias e realidades acadêmicas”, relembra.

O EAD: um aliado na transformação de vidas

Isadora Caldas é uma defensora fervorosa do ensino a distância e acredita que ele é uma poderosa ferramenta para aqueles que enfrentam agendas tumultuadas. “O EAD veio para ficar, é uma modalidade que tende a crescer e a revolucionar a educação”, ela ressalta a importância de escolher a instituição certa e incentiva os aspirantes a entenderem como a inclusão e a qualidade do ensino podem fazer toda a diferença em suas jornadas acadêmicas.

A jornada de Isadora Caldas é uma história de determinação, superação e inspiração, um testemunho vivo de que o EAD pode ser o trampolim para a realização de sonhos e como a persistência, o planejamento cuidadoso e a flexibilidade podem se unir para superar obstáculos e alcançar metas acadêmicas, independente das adversidades.

Leia também: Transição de carreira: como buscar e aproveitar experiências relevantes para o sucesso profissional

Compartilhe: