ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos de Mestrado e Doutorado participam de seminário de integração

Evento realizado no Campus Farolândia, que marca o início das atividades da Stricto Sensu no semestre, é voltado ao acolhimento dos novos alunos e à integração das equipes

às 15h29
O Seminário de Integração e Acolhimento reúne estudantes, professores e outros integrantes dos programas de Mestrado e Doutorado da Unit (Asscom Unit)
O Seminário de Integração e Acolhimento reúne estudantes, professores e outros integrantes dos programas de Mestrado e Doutorado da Unit (Asscom Unit)
Os professores Marcos Wandir Nery Lobão, coordenador da Pós-Graduação Stricto-Sensu, e Ronaldo Linhares, pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Asscom Unit)
Compartilhe:

Foi aberto na tarde desta segunda-feira, 14, o Seminário de Integração e Acolhimento dos cursos de Mestrado e Doutorado da Universidade Tiradentes (Unit). O evento, que está em sua segunda edição, é uma iniciativa conjunta de todos os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, e marca o início das aulas dos programas no período 2023-2. 

A programação é composta por mesas-redondas, palestras, minicursos e atividades culturais, tendo como tema principal “O papel e os desafios da pós-graduação Stricto Sensu”. As atividades se estendem até esta quarta-feira, 16, nos blocos F e G do Campus Farolândia. 

O objetivo é promover o acolhimento e a integração entre estudantes, professores e outros integrantes dos programas de pós-graduação, além dos novos alunos aprovados para iniciar seus cursos. Já os debates giram em torno da compreensão do papel da pós-graduação no processo de integração entre ensino, pesquisa e extensão no contexto institucional, nacional e internacional. 

“A ideia é que a gente possa receber os alunos novos, apresentar a universidade e os programas, apresentar os coordenadores e os gestores. E ao mesmo tempo, aproveitar a oportunidade para fomentar a integração. Que a gente se conheça melhor, que possamos pensar juntos em estratégias para melhorar a ciência e a tecnologia, contribuir com a ciência em Sergipe e com o desenvolvimento da instituição também”, detalha a professora Margareth Zanardo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) e uma das coordenadoras do evento. 

Além dos coordenadores e professores dos programas de pós-graduação da Unit, as palestras e debates terão a participação de representantes do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), do Tiradentes Innovation Center (centro de inovação do Grupo Tiradentes), do Unit Carreiras (núcleo de empregabilidade da Unit), do Ficou Fácil (startup de financiamento estudantil) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec, ligada ao governo do Estado). 

Para o professor Marcos Wandir Nery Lobão, coordenador da Pós-Graduação Stricto-Sensu da Unit, o seminário busca ainda apresentar e debater as possibilidades de carreira que um curso de mestrado ou doutorado podem abrir para a vida profissional dos alunos. “O que nós estamos abrindo, através dos nossos programas, é uma comunicação com os alunos para que eles possam ir além das vagas para ser professor em faculdades e universidades. Eles têm que pensar que fazer mestrado e doutorado também serve para a inserção em empresas nacionais e multinacionais, e ainda na geração da sua própria empresa, com startups, e ser um empreendedor. Esse é um momento de ‘abrir a cabeça’ para as novas conexões e redes de relacionamento, para que novas oportunidades surjam”, destacou. 

Qualidade atestada

O seminário reflete também o bom momento dos cursos de pós-graduação da Unit, que vêm reafirmando a qualidade e a excelência do trabalho desenvolvido na formação de mestres e doutores, através das notas mais recentes obtidas nas avaliações periódicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Os programas de Engenharia de Processos (PEP) e de Biotecnologia Industrial (PBI) obtiveram nota 6, sendo considerados de excelência internacional. O de Saúde e Ambiente (PSA) e o de Educação (PPED) tiveram a nota 5, considerada ‘muito boa’ e o de Direitos Humanos (PPGD) foi o único do Estado a alcançar a nota 4, também considerada ‘boa’. 

“Todos nós professores e pesquisadores temos a expectativa de que o aluno, em seu processo de escolha, considere essa avaliação nacional e o lugar que a gente tem. E a gente espera que ele se prepare pra vir também, considerando que quanto melhor avaliado o programa é, ele tende a ser mais sério, mais competente e mais exigente”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Ronaldo Linhares. 

A programação completa do evento pode ser vista aqui

Leia mais:
Mestrado ou doutorado é diferencial no mercado de trabalho
Alunos de mestrado e doutorado recebem aumento em bolsas de pesquisa

Compartilhe: