ESTUDE NA UNIT
MENU

Usina fotovoltaica é instalada no campus Unit Itabaiana

A ideia é que os campi da Unit Estância e Farolândia também recebam este recurso em prol da sustentabilidade e responsabilidade social.

às 15h04
Usina fotovoltaica é instalada no campus Unit Itabaiana
Usina fotovoltaica é instalada no campus Unit Itabaiana
Compartilhe:

Sustentabilidade é uma prática que busca preservar os recursos naturais pensando em curto e longo prazo. É tanto que nos últimos anos, práticas de responsabilidade social corporativa têm sido parte da estratégia de muitas empresas. Mas na Universidade Tiradentes (Unit) este é um valor inegociável há 61 anos, assim como a valorização do ser humano, humildade e ética.

Dessa forma, a Unit iniciou um processo de instalação de usinas fotovoltaicas em seus principais campi em Sergipe. O primeiro a ter sistema fotovoltaico instalado foi o campus Itabaiana. Em operação desde o final do mês de junho, com 230 módulos, sendo que cada um tem a potência de 565W, com previsão de economia de 18 mil kwh. “Para se ter ideia, com esse montante daria para gerar energia em 160 casas populares, é uma média estimada mensal”, explica o coordenador de obras e manutenção da Unit, Rodrigo Dias. 

“Esses painéis já possuem a tecnologia bifacial. Ou seja, como foi instalado em solo, ele também capta a luz refletida na parte traseira do painel bifacial, conseguindo gerar até 20% a mais de energia do que um painel tradicional”, detalha o coordenador.

Para o campus Unit Estância, o estudo visando a implantação de usina fotovoltaica já foi aprovado. “E também já solicitamos à Sulgipe a viabilidade técnica. Agora a previsão é que ocorra liberação por parte da Energisa também para o campus Farolândia ainda este ano”, avisa. O investimento total deve chegar a R$ 6 milhões.

Energia solar

A energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol. Essa fonte de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.

Portanto, a energia solar é uma fonte renovável utilizada para gerar energia por meio de painéis fotovoltaicos.

Com informações do portal Brasil Escola

Leia mais: Campus Unit Itabaiana promove evento de Iniciação à Metodologia Científica 

Compartilhe: