ESTUDE NA UNIT
MENU

Alunos do Colégio Ideal visitam os cursos de Exatas da Unit

A turma já participou do Portas Abertas com encontros realizados nos laboratórios e com professores das áreas de Humanas e Saúde.

às 18h55
Compartilhe:

Já veteranos no quesito visitação aos cursos da Universidade Tiradentes (Unit), os alunos da 2ª e 3ª série do Colégio Ideal participaram de mais um encontro por meio do programa Porta Abertas. Dessa vez, para conhecer os laboratórios e conversar com professores das graduações na área de exatas. A ação aconteceu na tarde de terça, 29, e percorreu as salas de aula dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e muito mais.

Numa imersão ao conteúdo e oportunidades no mercado de trabalho, os estudantes participantes ampliaram o olhar, esclareceram dúvidas e exercitaram a criatividade com diversas dinâmicas propostas pelos professores da Unit.

“Hoje eu trouxe uma fatia do processo de criação de personagem, apenas fragmentos da metodologia de criação de personagem, trabalhando só com estereótipo. É algo que vai além do design, pois quem desejar escrever um livro vai precisar disso; no caso de fazer uma apresentação vai precisar criar uma personagem ou, pelo menos, uma postura. Esses encontros com alunos são importantíssimos para que eles possam experimentar o curso, pois a partir do momento em que se tem o contato com o curso, a coisa começa a ficar mais clara, percebe-se que gosta mesmo daquilo, começa a ver as possibilidades de mercado para o que está fazendo”, destaca o Marcelo Almeida Santana, professor dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo, Publicidade e Propaganda.

Ao apontar que o Colégio Ideal já participou de visitas aos cursos das áreas de Humanas e Saúde, a exemplo de Direito e Medicina, respectivamente, a psicóloga do Colégio Ideal, Paloma Oliveira Silva, ressaltou a importância do programa Portas Abertas. “Todo ano a gente desenvolve o nosso projeto que se chama ‘Quero Ser’, através do qual os alunos têm acesso a como é a profissão na prática. Este ano está sendo diferente com a Unit, através do Portas Abertas, pois antes os professores geralmente iam até o colégio e realizavam rodas de conversa. No entanto, percebemos a importância deles estarem na prática, vivenciarem o universo fora do colégio e assim está acontecendo. Já tivemos a visita aos cursos de Humanas e Saúde e agora foi de Exatas”, declara.

Presente em todas as visitações, a aluna da 3ª série do Ensino Médio, Giovana Santana Marques garante que já tem a predileção pela área de Exatas. “Eu estou gostando bastante porque amplia nosso conhecimento, pois a gente vê, muitas vezes, a coisa engessada na escola sobre as profissões, e quando vemos ela na prática e o feedback de alguém que atua, que tem o contato muito grande com isso acaba dando um estalo e você se apaixona ou decide que não quer. As visitas aos cursos de Direito e Medicina foram experiências que fizeram a diferença na minha escolha para o vestibular e firmar melhor minha decisão. A gente está no terceiro ano e acaba tendo dúvidas”, conta.

“Com essa experiência eu sinto que posso afirmar que o que quero é Ciências da Computação. Não sei se vai me dar o retorno que quero, não financeiro em si, mas sim no sentido da mágica dos números, porque acho que é preciso ter muita paixão pelo que faz e tem que ver o mundo com outros olhos para você atuar por trás deles para conseguir explicar às pessoas e mostrar a beleza daquilo que você enxerga só como número. E todo esse contato neste momento é único, é singular”, diz.  

Leia mais: Colégio e Curso Uni+ realiza simulado para o vestibular da Unit 2024.1

Compartilhe: