ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia o 7º Seminário de Odontologia na Saúde Pública

Evento realizado no Campus Farolândia envolveu profissionais, professores e estudantes de Odontologia, que discutiram assistência odontológica prestada no âmbito do SUS

às 20h53
O Seminário de Odontologia na Saúde Pública conta com a participação de alunos e professores do curso de Odontologia da Unit
O Seminário de Odontologia na Saúde Pública conta com a participação de alunos e professores do curso de Odontologia da Unit
Compartilhe:

Foi aberto nesta quinta-feira, 31, no Bloco G do Campus Farolândia, o Seminário de Odontologia na Saúde Pública, realizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). O evento, que acontece em sua sétima edição, vai até esta sexta, 1º de setembro, com uma série de palestras e mesas-redondas que discutem os processos e desafios que envolvem a assistência odontológica prestada no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). 

As atividades são voltadas para profissionais da área de Odontologia, como cirurgiões-dentistas, profissionais auxiliares em saúde bucal, além de gestores do SUS, professores e estudantes de Odontologia. Entre os principais palestrantes convidados, estão o professor Derivaldo Moura Filho, do curso de Odontologia da Unit; a professora Ana Maria Freire, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB/BA); e o sanitarista Anselmo Dantas, da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa/ES).

Todo o evento conta com a participação de alunos e professores do curso de Odontologia da Unit. Pelo menos 12 alunos estão trabalhando diretamente no apoio à organização do seminário, contando como atividade acadêmica extracurricular. Segundo a professora Guadalupe Sales Ferreira, coordenadora do curso e uma das organizadoras do evento, o envolvimento dos alunos nas discussões sobre a realidade profissional dos odontólogos, bem como sobre as políticas públicas de saúde, é positivo para o processo de formação. 

“Nossos alunos são futuros cirurgiões-dentistas, e esse universo da categoria, de como o Conselho de classe pode auxiliar nas questões legais da profissão, trazendo temas como esse relacionado à saúde pública. Hoje, o nosso SUS é o que mais emprega profissionais de saúde no Brasil, e é uma realidade que os nossos alunos vão encarar quando se formarem. Além disso, eles já fazem estágio nesse sistema de saúde. Um evento como esse traz ferramentas para que eles possam atuar nesse cenário, agora como alunos e durante toda a sua carreira profissional”, destaca Guadalupe. 

Ainda de acordo com ela, a discussão sobre as políticas públicas de saúde da população deve ser permanente e abrangente, contando ainda com o conhecimento e a atuação da Academia. “O SUS ainda é um jovem, vem crescendo e vem sendo ampliada a sua eficácia, porém tem muitos desafios. A discussão é sempre permanente em relação a como esse processo de trabalho pode auxiliar o centro deste sistema, que é o usuário. Trazendo a questão da humanização, dos recursos, da logística e da gestão, para que os nossos alunos compreendam cada vez mais qual é a necessidade da população, a gente traz uma transformação social para dentro da categoria”, acrescenta a professora. 

Para a presidente do CRO/SE, Anna Tereza de Andrade Lima, destaca que a parceria da entidade com a Unit já acontece há muito tempo, desde os primeiros seminários do Conselho, e vai muito além da cessão do auditório. “A gente sabe que os colegas que atendem na rede pública precisam sempre estar se capacitando para entregar o melhor para a população. E a participação dos alunos nesse evento é de muita importância. A Odontologia possui diversas áreas de atuação e o SUS é o maior empregador. Então, um seminário de saúde pública é fundamental para que a gente plante a sementinha da empatia nos alunos, e quando eles estiverem em frente a seus atendimentos, consigam pensar que quem está ali é o amor da vida de alguém e assim possam entregar o seu melhor dentro da profissão que ele abraçou”, disse ela. 

Leia mais:
Estudantes de Odontologia realizam ações de saúde em escolas
Higienização bucal do brasileiro é insuficiente, diz IBGE

com informações do CRO/SE

Compartilhe: