ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso da iniciação científica aprofunda pesquisa em doutorado da Unit

O pesquisador Raul Felisardo participou de projetos de iniciação ainda na graduação e seguiu com seus estudos ingressando na Pós-Graduação em Engenharia de Processos

às 17h40
O pesquisador Raul José Alves Felisardo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Unit, apresentou parte de seu estudo durante um simpósio no Arizona (EUA) (Arquivo pessoal)
O pesquisador Raul José Alves Felisardo, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Unit, apresentou parte de seu estudo durante um simpósio no Arizona (EUA) (Arquivo pessoal)
Compartilhe:

A iniciação científica é considerada a principal porta de entrada para a carreira acadêmica, podendo levar muitas vezes a estudos e qualificações mais aprofundadas nas áreas do conhecimento, como a pós-graduação stricto sensu. Isso pode levar, por exemplo, um bolsista de iniciação científica a seguir com seus estudos até o doutorado – e muitas vezes na mesma universidade. 

Esta é a história de Raul José Alves Felisardo, hoje doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) da Universidade Tiradentes (Unit). Ele fez a graduação na própria Unit, no então curso de Engenharia de Petróleo, entre 2014 e 2018. Durante o bacharelado, ele participou de projetos de iniciação científica no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), com atividades ligadas ao Laboratório de Tratamento de Resíduos e Efluentes (LTRE). Entre as pesquisas que atuou, estão a Aplicação de biomoléculas em estudos eletroquímicos, a Degradação de pesticida por oxidação eletroquímica e a Utilização da técnica de eletroflotação no tratamento de efluentes

“A iniciação científica desempenhou um papel crucial na minha preparação para um doutorado e para o desenvolvimento de minha carreira acadêmica. Ela proporcionou minha introdução ao mundo da pesquisa acadêmica e científica. Foi importante para desenvolver minhas habilidades como pesquisador, além de autoconhecimento e motivação na carreira que estou seguindo”, ressalta Raul, cujas pesquisas da iniciação foram apoiadas por bolsas de iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 

A participação de Raul na iniciação rendeu ainda alguns prêmios. Em 2018, ele venceu o Prêmio Jovem Petroleiro, concedido pelo 3º Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Conepetro) e ficou em primeiro lugar em Trabalho Científico do Programa de Iniciação Científica PIBIC/UNIT/CNPq, durante a 20ª SEMPESq (Semana de Pesquisa da Unit).

A experiência impulsionou o caminho de Raul rumo à carreira científica e acadêmica. Ele considera que o período na iniciação científica foi crucial para o desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso (TCC). “Meu TCC foi experimental, com ensaios de laboratório, e voltado para indústria de petróleo, precisamente sobre fluidos de perfuração de poço. A experiência em práticas laboratoriais adquiridas na iniciação científica foi sem dúvida a principal motivação para o desenvolvimento do TCC”, explica Raul. Esse trabalho rendeu ainda a publicação de um artigo científico, publicado em 2022 pela revista científica Brazilian Journal of Production Engineering

Ingresso no doutorado

Após a formatura, Raul passou ainda por uma especialização na área ambiental e, em 2019, foi aprovado em primeiro lugar para o curso de mestrado no PEP. No ano seguinte, em razão do seu destaque curricular, o programa da Unit aprovou-o para o Doutorado Direto, que permite ao aluno cursar o doutorado sem precisar concluir ou passar pelo mestrado. A partir daí, obteve outras bolsas de pesquisa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq, o que lhe permitiu fazer, desde novembro do ano passado, atividades de pesquisa na Arizona State University (ASU), em Tempe (Estados Unidos), em regime de ‘doutorado sanduíche’. 

Agora, o egresso da iniciação científica trabalha em sua tese, voltada ao desenvolvimento de um protótipo para implementação de processo de eletro-saneamento em banheiros de transporte de longa distância. Ela inclusive já tem uma patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Segundo o doutorando, o objetivo é construir uma planta de tratamento automatizada e estudar processos conduzidos eletroquimicamente no tratamento da urina gerada por usuários de veículos como ônibus e caminhões. 

“A busca por tecnologias descentralizadas de tratamento de efluentes tem sido apontada como uma das soluções mais viáveis às atuais estratégias centralizadas do setor. Isso é especialmente importante ao considerarmos a demanda por recursos hídricos com o aumento populacional e também a falta de acesso a instalações de saneamento e água de qualidade para o consumo”, explica Raul, que está sendo orientado na tese pelos professores Eliane Bezerra Cavalcanti e Luiz Fernando Romanholo Ferreira, ambos do PEP/Unit, além do professor assistente Sergi Garcia-Segura (ASU/EUA). A previsão é de que a tese seja defendida em março do ano que vem.

Leia mais:
Destaque nacional: alunos do PEP/Unit conquistam bolsas de doutorado sanduíche no exterior (SWE)
Iniciação Científica: por que fazer?

Compartilhe: