ESTUDE NA UNIT
MENU

A troca de conhecimento influencia o aprendizado de calouros e veteranos 

O Projeto Mentoria da Universidade Tiradentes impulsiona os alunos na busca por aprendizado e desenvolvimento de habilidades

às 12h08
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Estudantes integrantes do Projeto Mentoria
Compartilhe:

O Programa Mentoria é um programa institucional da Universidade Tiradentes (Unit)  que surge como um diferencial na busca de combater o anonimato acadêmico. A universidade é um universo de possibilidades, e caso o aluno não seja bem direcionado pode acabar não aproveitando as diversas oportunidades que a Unit oferece. 

Mas esse não é o caso do estudante do curso de Direito Bruno Andrade. Ele aproveitou a oportunidade e ingressou no Projeto Mentoria da Unit. De acordo com ele, a experiência tem sido agregadora em diversos sentidos. “Hoje o principal papel da mentoria é o acolhimento. Nós os veteranos acolhemos os calouros, compartilhamos experiências, aconselhamos e os ajudamos a traçarem seus caminhos na Universidade. Desde o início do ano estou atuando como mentor. Eu e mais dois colegas realizamos atividades para envolver os calouros e também para tirar dúvidas que eles possam ter. Ao todo estamos acompanhando 170 alunos em turmas vespertinas e noturnas. Acredito que ser mentor agrega bastante porque eu consigo repassar meus conhecimentos e assim aprender mais a medida que compartilho”, afirma.

Quem também faz parte da Monitora é a estudante do curso de Odontologia, Ítala Renata. Ela explica que ser mentora a tem impulsionado a ser mais dinâmica e atenta aos detalhes.

“O nosso papel é acolher os alunos ao ingressarem na instituição, pois, sabemos o quanto o novo nos assusta. Logo, o nosso objetivo é minimizar esse impacto com os calouros. O meu papel, é ser muito mais que apenas uma mentora, mas sim ser aquela pessoa em que o aluno possa confiar, pois através dessa confiança gera diversos vínculos, e o principal a amizade. Além do mais, o meu papel na mentoria é me desafiar a evoluir e inovar nas atividades”, ressalta.

Entre as atividades realizadas estão as visitas à Clínica Odontológica da Unit, na cola com mentor, conversa com o especialista, oficinas de gestão tempo, oficina de currículos lattes, me salva (programa para revisão de provas), entre outras atividades.

“Entrei em 2021.1, ainda no período da pandemia, onde tivemos que inovar a nossa metodologia para acolher e facilitar a vida do calouro no período de pandemia. Quando eu entrei fui acolhida pela minha mentora Sylvia. Ela foi bastante receptiva e me ajudou bastante. Atualmente sou mentora de 34 alunos, sendo 24 do segundo período e 10 do primeiro período e espero que esteja realizando um bom trabalho compartilhando meus conhecimentos com eles”, frisa. 

De acordo com o professor Nivaldo Souza, a Unit tem uma preocupação específica para que os alunos desenvolvam soft skills e networking para o mercado de trabalho. “A mentoria faz isso, os nossos calouros recebem mentores veteranos remunerados pela Unit para que auxiliem os calouros nos mais diversos desafios universitários. Os calouros que participam da mentoria possuem uma maior imersão no seu curso e consequentemente no universo profissional. A mentoria é isso, uma imersão no universo acadêmico e profissional guiada por um mentor veterano. Assim, o calouro aumenta seu pertencimento pela instituição e pelo curso escolhido. Isso é incrível. Essa é a essência da Mentoria da Unit”, afirma. 

Cursos disponíveis para a Mentoria

De acordo com Nivaldo, atualmente o Projeto Mentoria está sendo realizado nos campi Unit Farolândia, Estância e Itabaiana.  No campus Farolândia estão disponíveis os cursos de Administração; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciência da Computação; Design Gráfico; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharias; Fisioterapia; Gastronomia; Jornalismo; Medicina; Nutrição; Odontologia; Publicidade e Psicologia.

No campus Estância estudantes dos cursos de Direito; Enfermagem e Medicina. E no campus Itabaiana para o curso de Direito.

“O Projeto Mentoria também inclui alunos do Projeto Inova Tiradentes. A mentoria faz parte do processo de inovação da Unit. Essa iniciativa se desenvolve capacitando os futuros líderes da nossa sociedade que um dia, assim como seus veteranos, se tornarão egressos de sucesso, isso inclui os alunos do Inova”, destaca. 

Como participar 

O professor explica que ao todo participam das atividades 63 alunos mentores, sendo 55 bolsistas e 8 voluntários. E para integrar o time é bem fácil. “É só ‘colar’ nos mentores e ficar ligado nas programações e eventos da Mentoria que são divulgadas no instagram do mentoria de cada curso. Os nossos mentores podem ser encontrados na sala de acolhimento ao calouro na reitoria, por intermédio da coordenação de curso e sempre eles passam nas salas visando essa maior proximidade com os alunos”, esclarece. 

Na Mentoria os alunos participam de diversas atividades específicas para cada curso. “Realizamos visitas técnicas, diálogos com profissionais renomados, oficinas técnicas, debates e também estudos para os processos avaliativos. É muito importante que haja o interesse em fazer parte dessa equipe. Garanto que os participantes se sentem orgulhosos de ser Unit e aproveitam todas as oportunidades que fazem a instituição ser o que é. Estágios, pesquisa, extensão, internacionalização, networking, soft skills, experiências práticas e aproximação com o mercado de trabalho desde o começo do curso. É transformador”, declara.

Leia mais: Docentes e alunos recebem prêmio no IV Congresso Internacional de Desastres em Massa

Compartilhe: